Topo

Caso Mayra Cardi: Especialista explica perigo de expor agressor nas redes

Mayra Cardi e Arthur Aguiar  - Reprodução/Instagram)
Mayra Cardi e Arthur Aguiar Imagem: Reprodução/Instagram)

Universa

12/07/2020 13h58

A coach Mayra Cardi foi às redes novamente denunciar o ex-marido, o ator Arthur Aguiar, de abuso, e expôs ainda conversas entre a dupla, para comprovar o que diz.

Num dos posts publicados em seu Instagram, ela mostra mensagens trocadas entre o agora ex-casal em que reclama de cuidar da filha dos dois sozinha, e de estar sendo controlada por ele.

mayra cardi - Reprodução/Instagram @mayracardi - Reprodução/Instagram @mayracardi
Mayra Cardi mostra conversas com o ex, Arthur Aguiar
Imagem: Reprodução/Instagram @mayracardi

Essa não foi a primeira nem será a última vez que uma mulher expõe seu abusador nas redes. Em maio último, por exemplo, jovens que foram assediadas, estupradas, que viveram um episódio de abuso sexual criaram um movimento no Twitter —o #exposed— somado ao nome da cidade em que cada uma mora, para falar sobre o que as manteve caladas por muito tempo.

Numa conversa com Universa, a delegada Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das delegacias de defesa da mulher do Estado de São Paulo, ressalta que movimentos como esse, além do #metoo —criado em 2017 para denunciar o assédio sexual contra o ex-produtor de filmes americano Harvey Weinstein—, são essenciais para que as vítimas saibam que o que aconteceu com elas aconteceu também com outras. Mas é preciso cuidado:

"Colocar rosto e nome do agressor sem ter um registro de ocorrência, sem uma investigação e eventualmente uma condenação faz com que esse agressor possa reverter isso contra a mulher que está apenas pedindo ajuda. Ela tem que ter consciência de que certas coisas faladas e expostas podem prejudicá-la no futuro, numa ação judicial, de danos morais e materiais", explica Jamila.

"Falar sobre isso é importantíssimo, mas temos que ter um pouquinho de cuidado na exposição total desse agressor. Até porque tudo o que está na internet, a gente não tem controle mais do que sai. As mulheres têm que denunciar, mas com uma certa cautela.", ela finaliza.

mayra cardi - Reprodução/Instagram @mayracardi - Reprodução/Instagram @mayracardi
Mayra Cardi mostra conversas com o ex, Arthur Aguiar
Imagem: Reprodução/Instagram @mayracardi

No fim de junho, Mayra foi ao Instagram afirmar ter sofrido um relacionamento abusivo com o ator Arthur Aguiar, de quem se separou em maio deste ano. Na ocasião, ela postou um vídeo e explicou que a decisão de trazer o relato a público é uma tentativa de compreender o que aconteceu e também para servir como um aviso para outras mulheres.

"Eu vivi um relacionamento abusivo e manipulador, onde eu era extremamente traída durante muitos anos. E é sobre isso que eu vim falar, da maneira mais dura e mais direta e da maneira mais sincera possível, porque eu cansei disso", disse logo no início do vídeo.

Logo depois, Arthur se defendeu, dizendo "Eu nunca fui, eu não sou e eu nunca serei um abusador".

Desde então, Mayra tem soltado diversos vídeos e textos na sua rede, expondo, inclusive, conversas que o artista teve com supostas amantes. Ela, inclusive, criou um novo projeto, chamado "Abra-se Você", destinado para quem sofre ou já sofreu algum tipo de abuso em suas relações.