Topo

Aspirante a astronauta de 19 anos se prepara para uma missão em Marte

Alyssa é uma aspirante a astronauta de 19 anos, e se prepara para uma missão em Marte - Reprodução/Instagram @nasablueberry
Alyssa é uma aspirante a astronauta de 19 anos, e se prepara para uma missão em Marte Imagem: Reprodução/Instagram @nasablueberry

De Universa

12/07/2020 13h00

Um aspirante a astronauta de 19 anos é a única pessoa que participou de todos os campos espaciais da NASA. Ela já está se posicionando para uma missão em Marte. Alyssa Carson participou de seu primeiro acampamento espacial aos 5 anos de idade. Ela se formou no programa Advanced Space Academy aos 16, a mais jovem a fazê-lo. Antes da pandemia, ela planejava passar o verão voando.

Carson faz parte de um pequeno grupo de jovens que já estão se preparando como astronautas para a próxima fase de exploração espacial dos EUA. Eles estão participando de programas avançados de treinamento e construindo personalidades de mídia social para se colocarem no radar da NASA agora, com o objetivo de estar na classe de astronautas enviados ao planeta vermelho nas próximas décadas.

O grupo, composto principalmente por adolescentes, conta nas redes sobre os mais recentes desenvolvimentos na exploração espacial e trabalha para transmitir seu interesse a um público mais amplo. Carson é conhecida na rede como "nasablueberry" —ela usa o nome no Twitter, Instagram e TikTok.

"O nome 'Blueberry' foi porque na segunda vez que fui para o acampamento espacial, quando eu era muito pequena, queria usar um dos trajes de voo azuis que vi todo mundo vestindo, porque eu queria ser astronauta, então queria parecer um. Mas era muito pequena para caber em qualquer um dos macacões de voo, então meu pai acabou encontrando uma imitação dele, num tom parecido com azul ", explicou ela ao "Business Insider".

Nessa entrevista, ela fala ainda que o grupo tem tentado traduzir a linguagem espacial e científica nas redes de forma divertida.

Ir a Marte é o sonho de Carson desde seus 3 anos, quando assistiu a um episódio de "Os Backyardigans" sobre astronautas que vão a Marte. Ela é a única pessoa que participou de todos os acampamentos espaciais da NASA. Quando ela tinha 12, foi convidada a falar na NASA sobre seu interesse em Marte. Atualmente, ela estuda astrobiologia no Instituto de Tecnologia da Flórida.

"O problema é que entrar no planeta vermelho é algo que ninguém havia feito antes", disse ela na entrevista.

A NASA pretende enviar seres humanos para Marte na década de 2030. Uma etapa crucial, embora preliminar, será lançada ainda este mês, quando o veículo espacial Perseverance começar sua jornada para o planeta vermelho. Supondo que ele chegue lá com segurança, o robô deve procurar sinais de vida e medir o clima, a poeira e a água de Marte. Essas informações podem ajudar a configurar futuras missões tripuladas.

"Todo o motivo pelo qual fomos à Lua foi porque havia tanto interesse público em torno dela", disse Carson. "Eu definitivamente acho que Marte precisa desse mesmo impulso. Então, é como ensinar, inspirar ou ajudar as pessoas a querer se envolver no programa espacial de alguma maneira ou apenas querer apoiá-lo."

Inspiração em astronautas mulheres

Carson disse que olha para as astronautas mulheres do passado como inspiração.

Ela conheceu a ex-astronauta Sandra Magnus, que explicou à jovem na época que ela havia decidido se tornar astronauta desde nova.

"Isso me inspirou e me disse que não importava quantos anos eu tinha quando decidi, que eu poderia fazê-lo com sucesso no futuro", disse Carson. "Então, foi apenas um pequeno empurrão e um pouco de motivação para me manter trabalhando no meu sonho".

Após terminar seus estudos —um doutorado em astrobiologia é uma possibilidade— Carson planeja se inscrever em programas da Nasa sempre quando houver uma chamada. A agência espacial geralmente aceita candidatos a cada poucos anos.

"Eu só quero contribuir, de alguma forma, com o programa espacial, seja para essa missão de Marte, ou qualquer outra."

Mas sua verdadeira esperança, finalizou a jovem, é estar no espaço quando chegar aos 30 anos.