Topo

Brasileira Valentina Sampaio é 1ª trans a posar para a Sports Illustrated

Valentina Sampaio posa para a edição de roupa de banho 2020 da "Sports Illustrated" - Reprodução
Valentina Sampaio posa para a edição de roupa de banho 2020 da 'Sports Illustrated' Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

10/07/2020 10h42

Valentina Sampaio está acostumada a ser "a primeira": a brasileira já foi a primeira modelo trans a aparecer na capa da Vogue francesa e a primeira a participar do casting da Victoria's Secret. Agora, ela alcançou outra marca importante, se tornando a primeira mulher trans fotografada para a edição de roupa de banho da Sports Illustrated.

A edição da revista é uma tradição que começou há mais de cinco décadas, trazendo todos os anos um novo grupo de modelos para belos ensaios em clima praiano. Nomes importantes da moda, como Heidi Klum, Tyra Banks e Ashley Graham, passaram pelas páginas da publicação.

A modelo falou a Universa sobre a experiência. "Estou muito feliz, são pequenas conquistas que podem ajudar a mudar a sociedade. Todos precisam ter seu espaço respeitado. Essa é a minha luta. Preenche meu coração porque é mais um passo rumo à inclusão e pela representatividade."

Ela é consciente seu papel como inspiração para mulheres trans e considera que o mercado de moda tem passado por mudanças positivas. "Espero poder inspirar e empoderar outras trans a seguirem seus sonhos e serem confiantes em si. Vejo portas se abrindo. O mercado tem se mostrado cada vez mais aberto a abraçar a diversidade, é um passo realmente importante."

Valentina elogiou a equipe de Sports Illustrated por "reunir um grupo diverso de mulheres multitalentosas e lindas, de uma forma digna". "Eu estou animada e honrada por fazer parte desta edição", disse.

Como editora-chefe da revista, MJ Day é creditada pelos recentes avanços da publicação em relação à diversidade. Ashley Graham foi a primeira modelo plus-size da "Sports" em 2016, e Halima Aden foi a primeira a posar com um hijab (peça da cultura muçulmana) em 2019.

MJ apontou que seu foco é sempre selecionar "mulheres inspiradoras, interessantes e multidimensionais" para a edição anual. "Estamos emocionadas por ver que Valentina confiou em nós o bastante para posar para as nossas lentes. Não pensamos duas vezes quando ela aceitou nosso convite", contou.

Valentina Sampaio na edição de roupa de banho 2020 da 'Sports Illustrated' - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução