Topo

No Dia do Orgulho LGBTQ+, Congresso é iluminado com as cores do arco-íris

A projeção foi uma iniciativa do coletivo Brasília Orgulho, que organiza a parada LGBTQ+ na capital - Roque de Sá/Agência Senado
A projeção foi uma iniciativa do coletivo Brasília Orgulho, que organiza a parada LGBTQ+ na capital Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

De Universa, em São Paulo

28/06/2020 21h52

Quem passou pelo edifício do Congresso Nacional nesta noite teve uma bela visão: uma projeção das cores do arco-íris sobre os prédios.

A ação aconteceu entre as 20h e as 20h15, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+.

Foi uma iniciativa do coletivo Brasília Orgulho, que todos os anos organiza as celebrações da data na capital. Eles são os responsáveis pela Parada LGBTQ+, que não pode ser realizada neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

O coletivo teve a ideia de fazer a projeção e entrou em contato com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que viabilizou a ação junto ao Senado.

O presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou a projeção em suas redes sociais: "Em uma sociedade plural, não pode haver espaço para o preconceito. O Congresso Nacional respeita a diversidade."

Essa foi a primeira vez que o Congresso recebeu uma projeção em homenagem à população LGBTQ+. Além das cores da bandeira, projeção contou também com a palavra "democracia" sobre um dos prédios.