Topo

Mês do Orgulho LGBTQ+

Hotel para pessoas LGBTQ+ é inaugurado no Centro do Rio de Janeiro

Hotel para LGBTQ+ em situação de vulnerabilidade social é inaugurado na rua Tenente Possolo 49, Centro do Rio - Divulgação
Hotel para LGBTQ+ em situação de vulnerabilidade social é inaugurado na rua Tenente Possolo 49, Centro do Rio Imagem: Divulgação

De Universa

28/06/2020 13h28

Um espaço para abrigar até 50 pessoas LGBTQ+ em situação de rua e vulnerabilidade social foi inaugurado neste domingo, no Centro do Rio. O abrigo CPA4, da prefeitura, vai funcionar em parceria com o núcleo de atendimento Luana Muniz —nome de uma importante travesti, que acolhia travestis, transexuais, prostitutas e portadores do vírus HIV em um casarão que mantinha na cidade.

O hotel também oferecerá refeições diárias, e receberá ainda mais de mil peças de roupas de inverno, calçados, cobertores e itens de higiene, arrecadados numa campanha proposta pela Ceds (Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual).

A inauguração acontece no Dia do Orgulho LGBTQ+, que lembra a revolta que ocorreu no bar nova-iorquino Stonewall Inn em 1969, quando a polícia tentou invadir o local e prender os clientes.

Junto com as celebrações do dia, a Roda Gigante do Rio, a maior da América Latina com 88 metros de altura, será enfeitada com um bandeirão nas cores do arco-íris, símbolo LGBTQ+, de 23 metros.

Mês do Orgulho LGBTQ+