Topo

Usuários invadem evento virtual de orgulho LGBTQ+ com ofensas homofóbicas

Logo do evento #MyPride, do TikTok, que foi invadido por ofensas homfóbicas e racistas - Reprodução
Logo do evento #MyPride, do TikTok, que foi invadido por ofensas homfóbicas e racistas Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

26/06/2020 08h26

O evento #MyPride precisou ser cancelado poucos minutos depois de começar por causa da invasão de internautas que dispararam ofensas homofóbicas e racistas no chat e nos canais de áudio da chamada de Zoom que conectava os participantes. O evento foi organizado pela plataforma de vídeos TikTok como uma forma de comemorar o mês do orgulho LGBTQ+ virtualmente.

Segundo o Business Insider, o TikTok não sabe ainda como os "trolls" conseguiram o link para entrar na chamada. O plano original era que a celebração do orgulho LGBTQ+ durasse um dia inteiro com várias atrações programadas.

Além de usar xingamentos considerados extremamente ofensivos por pessoas LGBTQ+ e pessoas negras, os usuários invasores teriam expressado apoio ao presidente dos EUA, Donald Trump, reivindicado um "mês do orgulho heterossexual" e citado a marca de fast food Chick-fil-A, que foi boicotada pela comunidade LGBTQ+ nos EUA por causa das doações de seu proprietário para políticos e projetos homofóbicos.

"O #MyPride de hoje era para ser a nossa forma de celebrar a comunidade LGBTQ+, sua autenticidade, seu amor próprio, sua inclusividade. Infelizmente, algumas pessoas mal-intencionadas — que não foram convidadas para o evento no Zoom — interromperam o início da nossa celebração com comentários extremamente destrutivos", escreveu um perfil oficial do TikTok no Twitter.

"Queremos expressar nossas sinceras desculpas àqueles que tiraram um tempo para participar do evento, que poderia ter sido tão especial para a comunidade. Este incidente é inapropriado e não reflete o nosso apoio a vocês [usuários LGBTQ+], ou o espírito do mês do orgulho", continuou a plataforma. "Encorajamos todos vocês a continuarem celebrando o #MyPride de suas próprias formas. Vocês são inspiradores para nós, e sempre queremos celebrá-los".