Topo

Mulher com dois úteros está grávida de gêmeos, um em cada órgão

Kelly não sabia nenhuma das duas informações quando foi fazer uma ultrassonografia - Getty Images
Kelly não sabia nenhuma das duas informações quando foi fazer uma ultrassonografia Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

26/06/2020 18h19

A inglesa Kelly Fairhurst teve duas surpresas ao fazer uma ultrassonografia pré-natal na 12ª semana de gestação: ao mesmo tempo, ela descobriu que tem dois úteros e que está grávida de gêmeos — cada um deles em um útero.

"Eles podem ser idênticos. A condição é muito rara, me disseram que a chance de gerar um gêmeo em cada útero é de 1 em 50 milhões", ela contou ao jornal The Sun.

Kelly já tem duas filhas, uma de 4 e outra de 3 anos. Na segunda gravidez, os médicos lhe disseram que seu útero poderia ser bicorno — ou seja, dividido em dois. Ela diz se sentir sortuda.

"Eu só pensei: 'meu Deus, isso é um choque'. Sinto-me incrivelmente grata por isso ter acontecido e pela chance de ter dois bebês maravilhosos."

Na verdade, sua condição se chama útero didelfo. A malformação é caracterizada pela existência de dois úteros, dois colos e, em alguns casos, duas vaginas.

De acordo com os médicos, o plano é que os gêmeos nasçam por cesárea — e, dependendo do desenvolvimento dos bebês, existe a possibilidade de Kelly precisar fazer dois partos diferentes.