Topo

Médico negro trança cabelo de paciente para evitar cortá-lo em cirurgia

India Marshall, de 29 anos - Reprodução/Instagram
India Marshall, de 29 anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

26/06/2020 17h46

India Marshall, de 29 anos, passou por uma cirurgia para remover nódulos da cabeça no início de junho — quando acordou, após o procedimento bem-sucedido, teve uma grata surpresa: seu cabelo havia sido cuidadosamente trançado por seu médico, Jewel Greywoode.

Em depoimento ao site The Lily, Marshall, que é negra, contou que consultou outros médicos sobre a cirurgia e todos sugeriram operações mais invasivas, que deixariam cicatriz em seu rosto. Greywoode, o único profissional negro consultado pela jovem, foi também o único que ofereceu a opção de operá-la pelo nariz, evitando uma marca permanente.

Logo antes da cirurgia, Marshall lavou e desembaraçou o cabelo, que é crespo e longo, prendendo-o em duas tranças.

"Eu não sabia o que ele [o médico] faria com o meu cabelo, porque eu tenho muito. Eu não sabia como ela faria as incisões e eu não queria que o cabelo atrapalhasse", disse.

Nos primeiros dois dias após a cirurgia, ela usou curativos ao redor de toda a cabeça, mas quando a mãe e o marido tiraram as ataduras para limpar as incisões, Marshall notou que tinha mais tranças no cabelo. Ela entrou na cirurgia com duas tranças soltas, mas acordou com quatro ou cinco menores e mais elaboradas.

A forma como seu cabelo foi trançado realmente ajudou no pós-operatório, já que facilitava a limpeza das incisões e não atrapalhava os curativos.

"Quando acordei, duas enfermeiras negras me ajudaram a vestir minhas roupas, então eu assumi que eram elas as responsáveis pelo penteado. Eu pensei: 'Quem mais saberia trançar?'", lembra.

Dias depois, quando voltou ao consultório de Greywoode para chevar os resultados da cirurgia, descobriu que era ele o responsável pelas tranças — o que ela chamou de "reviravolta".

Greywoode disse a ela que tem duas filhas e trança o cabelo delas. O fato de ele participar dos cuidados necessários com o cabelo delas comoveu India Marshall.

"Cabelo natural dá muito trabalho e não há muitos pais que fazem isso. Essa é a realidade. Mas ele não só faz como leva esse cuidado para seu trabalho com os pacientes", contou emocionada, em depoimento.