Topo

Corpo de Bombeiros de Pasadena, nos EUA, tem equipe formada só por mulheres

O Departamento de Bombeiros de Pasadena existe há 133 anos, mas apenas este ano foi composta uma equipe 100% feminina - Reprodução/CBS
O Departamento de Bombeiros de Pasadena existe há 133 anos, mas apenas este ano foi composta uma equipe 100% feminina Imagem: Reprodução/CBS

De Universa, em São Paulo

25/06/2020 16h24

Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros de Pasadena, na Califórnia, nos Estados Unidos, é completamente formado por mulheres.

Embora o departamento exista há 133 anos, só neste ano quatro mulheres formaram uma equipe no mesmo turno. "Parecia que deveria ter acontecido há muito tempo", disse a bombeira Christina Terrazas à emissora norte-americana CBS.

Ela contou que é a primeira vez que trabalha com tantas mulheres em 19 anos de carreira.

Um levantamento da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios publicada pela People mostra que apenas 8% dos bombeiros eram mulheres em 2018. Dos 370 mil bombeiros profissionais nos EUA, 15,2 mil (4%) eram mulheres.

Segundo a emissora, Terrazas vem se dedicando ao longo dos anos para incentivar mais mais mulheres a escolher a carreira de bombeiro — uma delas é sua filha, Malia, de 7 anos. À CBS, a menina disse que quer seguir os passos da mãe: "Eu acho que é uma ótima oportunidade para ajudar as pessoas", disse a menina.

Para Terrazas, a conquista desse semana foi "estimulante" para que outros departamentos de bombeiros dos EUA repitam o feito. "Vamos continuar avançando e romper esses tetos de vidro", disse, "e apoiaremos um ao outro ao longo do caminho".