Topo

Chega, moletom: 7 modelos de camisa para fazer bonito na webcam do trabalho

Sugestão de modelos de camisa que valorizam a parte superior do look para enfrentar a webcam no home office - Reprodução/Instagram
Sugestão de modelos de camisa que valorizam a parte superior do look para enfrentar a webcam no home office
Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

25/06/2020 04h00Atualizada em 25/06/2020 17h10

Não sei se na sua casa tem sido assim, mas a imagem de funcionários em home office vestidos decentemente só da cintura pra cima, não podemos negar, tem sido real em muito escritório. Essa espécie de look centauro da quarentena, em que metade está pronta para a reunião e a outra mantém pijama e pantufas, tem levado à valorização daquilo que importa: o que vai aparecer na webcam durante uma reunião de trabalho.

Se você não deu a sorte de trabalhar com a câmera desligada e viu as blusas e camisas se tornarem protagonistas dos seus looks de isolamento, a gente traz sugestões de modelos que valorizam mangas, ombros e golas enquanto imprimem estilo pessoal à produção. É para inspirar uma seleção em seu guarda-roupa ou guiar compras inspiradoras.

"É importante estar bem-vestida no home office se isso trouxer benefícios na autoestima e no desempenho profissional. A parte superior do look é a que fica mais evidente numa em videoconferência, por isso é hora de valorizá-la", diz Suelen Arrigo, personal stylist e apresentadora na TV Gazeta. Entre blusas com decotes discretos a peças com texturas, veja 7 estilos de camisas perfeitas para fazer bonito na webcam.

Foco na gola

Gola - Reprodução/@www/Instagram - Reprodução/@www/Instagram
Gola marca todo o colo para dar personalidade à peça
Imagem: Reprodução/@www/Instagram
Gola - Reprodução/@Joyce Yarbrough/Instagram - Reprodução/@Joyce Yarbrough/Instagram
Assimétrica, ela moderniza o look
Imagem: Reprodução/@Joyce Yarbrough/Instagram

Com laços, aplicações e tamanho oversized: as golas dão destaque à produção e conferem aquele mood vintage à produção. Nas reuniões via aplicativo, elas têm a tarefa de ressaltar a região do pescoço com modelos mais chamativos. Para equilibrar o visual, a dica é realçar só a gola, mantendo cores e brincos discretos.

Manga bufante e ombros em destaque

Isabella Fiorentino usa manga bufante - Reprodução/@isabellafiorentino/Instagram - Reprodução/@isabellafiorentino/Instagram
Isabella Fiorentino combinou ombreiras e manga bufante com brinco discreto e cabelos presos
Imagem: Reprodução/@isabellafiorentino/Instagram
MangaBufante gabimay - Reprodução/@gabimay/Instagram - Reprodução/@gabimay/Instagram
O volume extra harmoniza o look com os tons pastel
Imagem: Reprodução/@gabimay/Instagram

Mesmo por meio da webcam as mangas bufantes conseguem mandar o recado. Queridinhas de um tempo pré-corona, elas deixam o visual elegante e moderno. Para quem não é muito fã do volume extra, é possível seguir essa mesma linha de visual com foco nos ombros, com blusas mais estruturadas.

Para o look de trabalho, blusas com ombros bem marcados são ótimas opções. "Ombros estruturados darão um ar de elegância e sofisticação, sem muito exagero", afirma Suelen.

Estampa tie-dye

tie-dye - Reprodução/@netaporter/Instagram - Reprodução/@netaporter/Instagram
O tie-dye de uma só cor deixa o look elegante
Imagem: Reprodução/@netaporter/Instagram
Camila Coutinho - Reprodução/@neroutofstyle/Instagram - Reprodução/@neroutofstyle/Instagram
Que também pode ter desenhos mais marcados, como o de Camila Coutinho
Imagem: Reprodução/@neroutofstyle/Instagram

A técnica de tingimento artesanal invadiu as coleções atuais com uma pegada bo-ho chique. Apesar de combinar com um visual mais informal, é possível compor looks de trabalho com blusas tie-dye com muito estilo.

Em uma reunião à distância, se a meta é não atrair toda a atenção, o truque é não misturar elementos que deixam o visual "pesado", como acessórios grandes. E para um visual mais classudo, a dica é misturar a blusa "manchadinha" com uma peça de alfaiataria, como blazer por exemplo.

Transparência com sobriedade

transparência - Reprodução/@talitalisboa/Instagram - Reprodução/@talitalisboa/Instagram
O tecido delicado e a manga bufante dão elegância à transparência
Imagem: Reprodução/@talitalisboa/Instagram
Transparência - Reprodução/@www/Instagram - Reprodução/@www/Instagram
Com decote discreto, as mangas viram destaque
Imagem: Reprodução/@www/Instagram

A stylist afirma que o ambiente corporativo pede cautela no uso da transparência, mesmo para reuniões a distância. O tanto de pele a ser exposta depende do quando você se sente à vontade e da formalidade da empresa.

"A dica é sempre apostar na underwear adequada, de preferência no seu tom de nude", conta. O underwear pode dar lugar tranquilamente àquelas blusas básicas de alcinha da mesma cor da blusa, sem gerar contraste. Há, ainda, a opção de eleger peças com transparências só nos detalhes, como recortes ou mangas - assim como em texturas mais delicadas, como tule aparente e renda.

Blusas românticas

REnda - Reprodução/@katiearmour/Instagram - Reprodução/@katiearmour/Instagram
Além do tecido, a gola trabalhada e babado dão charme à peça
Imagem: Reprodução/@katiearmour/Instagram
Renda - Reprodução/@fashionjackson/Instagram - Reprodução/@fashionjackson/Instagram
O tecido vazado com forro deixa em destaque gola e ombros
Imagem: Reprodução/@fashionjackson/Instagram

Babados e rendas conferem um ar romântico extra às blusas de meia-estação. Estes detalhes incrementam golas, mangas e até o colo, deixando o visual mais estiloso. Também aparecem em peças inteiras, com um apelo artesanal e moderno, que atrai todos os olhares para a parte de cima da produção.

Decote quadrado

decote - Reprodução/@VS Media/Instagram - Reprodução/@VS Media/Instagram
A cor lisa deixa o destaque para o decote
Imagem: Reprodução/@VS Media/Instagram
decote - Reprodução/@Ирина s/Instagram - Reprodução/@Ирина s/Instagram
Seja em tons escuros ou em cores claras
Imagem: Reprodução/@Ирина s/Instagram

As blusas com decote quadrado são versáteis, especialmente em versões lisas em cores básicas. Para as reuniões virtuais, elas ressaltam o colo e mostram a pele na medida certa.

"Assim como mangas bufantes, tricôs e blusas com decotes quadrados são ótimas opções para o nosso inverno e podem garantir ao look do home office um ar mais sofisticado e elegante, sendo confortável e adequado a diversas ocasiões virtuais", conta Karen Furtado, consultora de imagem e estilo.

Animal print

animal print - Reprodução/@wheretoget/Instagram - Reprodução/@wheretoget/Instagram
Uma estampa clássica de oncinha com um corte elegante
Imagem: Reprodução/@wheretoget/Instagram
Animalprint - Reprodução/@Kristelyn Trujillo/Instagram - Reprodução/@Kristelyn Trujillo/Instagram
Que fica formal e elegante também em tecidos mais leves
Imagem: Reprodução/@Kristelyn Trujillo/Instagram

Entra temporada, sai temporada e nem uma pandemia tira nosso encanto com o animal print, que vai se reinventando -e fazendo render o investimento feito nas coleções passada. Para o trabalho, seja a estampa que for, é uma aposta certa para peças com decote mais discreto. "Nas mais variadas composições, vale tudo: oncinha, zebra, estampa de cobra", completa Karen.