Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Suzana Alves defende importância de tirar um tempo para cuidar de si mesma

Suzana Alves fala sobre a necessidade do autocuidado - Reprodução/Instagram @suzanaalvesoficial
Suzana Alves fala sobre a necessidade do autocuidado Imagem: Reprodução/Instagram @suzanaalvesoficial

De Universa, em São Paulo

24/06/2020 13h49

Suzana Alves compartilhou uma publicação em seu perfil do Instagram incentivando suas seguidoras a tirarem um tempo para o autocuidado.

"Se tiver oportunidade de caminhar descalça, pisar na grama úmida, meditar, orar no solzinho de manhã, faça!", escreveu na legenda. "Toma uma água com limão, gengibre e cúrcuma e se conecte com você e Deus antes de começar seu dia", sugeriu.

"Já despertou seus sentidos hoje?", perguntou Suzana.

Em entrevista à "Quem", ela falou sobre sua relação com o corpo e apreço pelo bem-estar que desenvolveu com alimentação e atividade física. "Tenho cuidado de mim praticando caminhada, corrida funcional, pilates, ioga. A alimentação é sempre saudável porque é o meu estilo de vida", contou.

Sex simbol dos anos 90 com a personagem Tiazinha, Suzana diz que evitou seguir padrões de beleza na vida e sempre priorizou a saúde. "Sempre busquei ter uma vida mais saudável e mais natural. Esse foi meu estilo desde criança. Éramos muito simples, mas com uma alimentação saudável, sem açúcar, refrigerante. Minha mãe sempre foi preocupada com a nossa saúde", relatou.

O foco de Suzana na saúde se intensificou durante o isolamento social e até o momento de fazer as unhas é celebrado por ela. "Eu aprendi a fazer a unha, tirar cutícula. Isso nos deixa muito mais independente e faz bem também. Minhas unhas estão mais fortes porque eu não tenho usado esmalte", contou.

"No mais, fiquei tranquila e estou sempre procurando fazer coisas que podem me deixar feliz, como me alimentar bem, fazer atividades físicas, hidratação nos cabelos com óleos essenciais e naturais como babosa, óleo de coco? O que mais importa para mim é estar com saúde."

Fios brancos

Na semana passada, Suzana chamou atenção por ostentar seus fios brancos em uma foto no Instagram. "Ver os cabelos brancos surgindo foi uma experiência coletiva de muitas mulheres nessa quarentena", afirma. "Vi o quanto a mulher é interessante sem máscaras."

Ela acredita que o público, que a conheceu como a personagem Tiazinha, um dos maiores símbolos sexuais dos anos 1990, estranha seu envelhecimento porque tem "dificuldade de desconstruir o mito desse ícone pop".

"As pessoas não conseguem aceitar que uma pessoa ainda jovem se permita 'envelhecer' tão rapidamente e o cabelo branco dá a impressão de que você é mais velha", disse. "Mas estamos num momento em que há questões mais importantes do que a vaidade e a estética."