PUBLICIDADE

Topo

Ex-BBB Gizelly Bicalho doará 2 mil coletores menstruais para detentas do ES

A advogada e ex-BBB se reuniu ontem com o secretário estadual de Justiça, Luiz Carlos de Carvalho Cruz - Divulgação
A advogada e ex-BBB se reuniu ontem com o secretário estadual de Justiça, Luiz Carlos de Carvalho Cruz Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

23/06/2020 16h39

A advogada e ex-BBB Gizelly Bicalho informou que fará a doação de 2 mil coletores menstruais para mulheres no sistema carcerário do Espírito Santo, estado em que nasceu.

Ela se reuniu ontem com o secretário estadual de Justiça, Luiz Carlos de Carvalho Cruz, para oficializar a ação.

"Quando voltei para o meu estado, que é o que proporcionalmente mais prende no Brasil, tem a maior população carcerária, eu comecei a me questionar. Eu pensei nesse projeto com as detentas e resolvi levar essa ideia para a aprovação do secretário", disse.

Bicalho lista os benefícios dos coletores menstruais no lugar de absorventes descartáveis — itens que muitas vezes faltam às detentas.

"São ecologicamente sustentáveis, já que duram três anos, são mais higiênicos porque o lixo da cela é precário, o sangue fica 24 horas ali até a limpeza do dia seguinte, geraria economia para o estado", defende.

A doação foi feita em parceria com a Inciclo, e a ex-BBB afirma que levará os coletores pessoalmente aos presídios.

Em nota, Bicalho disse, ainda, que o uso não será obrigatório e que as detentas poderão passar por uma consulta médica para receber orientações sobre o uso do coletor e seus benefícios. Segundo ela, as mulheres que optarem por não utilizá-los continuarão tendo acesso a absorventes descartáveis.

O comunicado informa que mais de mil mulheres detidas terão acesso ao item.

Direitos da mulher