Topo

Atriz de 'Outer Banks' declara ser pansexual. Entenda o termo

Madison Bailey se declara pansexual - Reprodução / Instagram
Madison Bailey se declara pansexual Imagem: Reprodução / Instagram

De Universa

20/06/2020 16h52

Recentemente a atriz Madison Bailey, de 21 anos, que interpreta a personagem Kiara, da série 'Outer Banks', usou a rede social TikTok para conversar sobre afetividade. Durante uma transmissão ao vivo, falou sobre o quanto é libertador poder ser transparente com as pessoas próximas.

No início da semana, a atriz revelou que está namorando a jogadora de basquete Mariah Linney. "Sinto vergonha zero porque ninguém nunca me envergonhou por isso. Sei que muitas pessoas sofreram com o ódio e a falta de apoio. Mas, pessoalmente, valeu a pena. Me sinto mais leve, mais feliz, por poder ser tão aberta e honesta", disse sobre tornar o relacionamento público. Madison se declara como pansexual.

O que é pansexualidade?

No dicionário, pansexual é explicado como "pessoa que sente grande atração por alguém ou mantém relações sexuais com indivíduos de todos os sexos". No Manual de Comunicação LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI e Rede GayLatino, a descrição de pessoas pansexuais abrange aquelas que "podem desenvolver atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico".

Trata-se de um termo mais abrangente do que "bissexual". A psicóloga Andrea de Carvalho Perez, do Hospital das Clínicas de São Paulo explica que, historicamente, a psicologia define a bissexualidade como sendo o interesse por dois gêneros. No entanto, essa definição pode ter ficado reduzida a "gostar de homens e mulheres", desconsiderando pessoas transexuais e pessoas não-binárias, além de outras com identidades de gênero, como parte desse movimento e participantes dessas relações.

Por isso, ampliando o espectro, pansexuais se classificam como "pessoas que gostam de pessoas" e podem se relacionar e se interessar por pessoas de várias identidades de gênero, orientação sexual, sem limitações.

* Com informações da matéria "O que é pansexual? Entenda o significado dessa orientação sexual", publicada em julho de 2019.