Topo

Mercúrio retrógrado ataca novamente: o que cada signo pode aprender?

Mercúrio retrógrado: lá vem ele de novo! Saiba o que será afetado - Divulgação
Mercúrio retrógrado: lá vem ele de novo! Saiba o que será afetado Imagem: Divulgação

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

18/06/2020 04h00

Mercúrio, o astro tão temido quando está em retrogradação, ataca novamente. O que não é exatamente uma novidade, já que o planeta fica retrógrado cerca de três vezes em um ano. Isso acontece porque ele é um planeta de trânsito rápido, ou seja, possui uma órbita menor que a da Terra e passa em frente ao Sol a cada 88 dias, em média. Outro fato é que o fenômeno de retrogradação não é tão assustador assim.

Na Astrologia, que leva em consideração o que observamos do céu, acontece uma retrogradação quando o planeta faz um aparente movimento para trás. Sendo assim, todos os assuntos regidos por ele entram em revisão e análise no período em que ele estará retrógrado. Mercúrio é o astro da comunicação, dos transportes, dos aparelhos eletrônicos. Suas retrogradações serão sentidas principalmente nessas áreas.

Desta vez, Mercúrio estará em Câncer ao entrar em retrogradação, no dia 18 de junho, às 02h09. Ele volta a seu movimento direto apenas no dia 12 de julho, às 5h18. "Uma retrogradação de Mercúrio é sempre um momento onde vivenciamos algumas 'trapalhadas' nas tarefas do cotidiano e na transmissão de informações de maneira geral", explica o astrólogo Carlos Falcão.

Mercúrio retrógrado: impactos na vida real

Segundo ele, neste período é importante prestar mais atenção no vencimento de contas e prazos de tarefas rotineiras. "Também é bom ter cuidado para não mandar aquela mensagem para a pessoa ou o grupo errado no Whatsapp", diz. Outras dicas importantes passam por evitar comprar bens como carro, imóveis e tudo aquilo que tiver uma relevância suficiente para ser registrado em contrato.

"Não é hora de assinar contratos ou tomar decisões que tragam mudanças relevantes para seus rumos de vida. É claro que, caso seja inadiável, o ideal é ler nas entrelinhas e prestar muita atenção em tudo o que está fazendo. Pergunte, explique, leia e garanta que nenhuma informação passou despercebida. Evitar a famosa D.R. (discussão de relacionamento) pode ser uma decisão sábia."

Céu retrógrado

Neste momento, o céu conta com outros astros retrógrados, como Vênus, Júpiter, Saturno e Plutão. Cada um deles traz suas reflexões para o momento, mas a somatória de Mercúrio ao time de retrógrados não influencia necessariamente esses trânsitos astrológicos.

"Mercúrio está realmente solto, sem se relacionar diretamente com o resto do céu. Claro que, dentro do contexto de retrógrados que temos atualmente, Mercúrio se soma aos já percebidos desafios atuais. Sendo um planeta rápido, suas nuances são mais percebidas nas situações do dia a dia e na forma pela qual trocamos informações com o mundo", explica o astrólogo.

Por ser um astro considerado pessoal, ou seja, que exerce influência mais diretamente em nossas vidas pessoais e não sociais, Mercúrio também vai influenciar de maneira direta ao menos duas áreas da vida que, no mapa astral, estão vinculadas aos signos regidos pelo astro: Gêmeos e Virgem. Portanto, veja no seu mapa natal em que casa estão os signos mercurianos e saberá a influência para o seu momento específico.

"Alguns signos podem ter sua influência negativa amenizada. São eles: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião e Peixes. Outros poderão ter seus desafios dificultados, como é o caso de Áries, Libra, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Gêmeos e Leão tendem a sofrer pouca influência de Mercúrio em Câncer", analisa Carlos.

Abaixo, o astrólogo destaca quais as lições e aprendizados do período para cada signo solar.

Áries

Você deve buscar ser paciente quando as coisas não vão do jeito de que gostaria. Nem sempre é Áries que terá os melhores caminhos e respostas. Portanto, será necessário aprender a escutar o outro com o coração aberto e acolhendo o conhecimento compartilhado.

Touro

Você deve aprender a se expressar com mais calma e com menos teimosia. Muitas vezes o jeito que o outro escuta depende da forma como falamos. Ainda será provável para Touro vivenciar desafios ligados a uma sensibilidade necessária para poder extrair o máximo de sabedoria de suas experiências.

Gêmeos

Há uma sensibilidade que se torna um alerta também nas questões materiais para Gêmeos. Poderá ser mais difícil se administrar financeiramente e um esforço a mais pode ajudar a criar internamente um senso mais estável de conexão com as posses.

Câncer

É importante ter certeza de que você está passando seu recado para o mundo. A sensibilidade canceriana pode dificultar o senso racional e a capacidade de falar exatamente o que deseja. Isso fica evidente em situações de pressão psicológica ou emocional.

Leão

A intuição imediata das intenções alheias de Leão pode ficar prejudicada. Uma percepção imprecisa pode desencadear atitudes que não precisam ser tomadas. Tenha paciência e compreensão de que, quando as coisas não estão nítidas, o melhor é esperar o nevoeiro passar.

Virgem

Cuidado ao falar muito de si mesmo para as pessoas, nativo de Virgem. Uma coisa é se abrir para um amigo mais próximo, outra é expor algo pessoal em grupo. Evite se expor para não ser vítima de julgamentos injustos.

Libra

A intuição e o senso de dever tende a trazer mais pressão na construção dos seus rumos profissionais. Será possível perceber os ajustes necessários para que você sinta uma conexão mais íntima com a própria missão de vida. O desafio é ser um pouco mais passional e menos impessoal, Libra.

Escorpião

Ao sentir algo fora de curso ou de controle, busque informações mais precisas através de leituras e pesquisas pessoais mais profundas. Tomar conhecimento ou ter mais compreensão racional acerca do que se sente pode ser tão necessário quanto desafiador para o escorpiano.

Sagitário

Não julgue o que lhe é sagrado de acordo com o que a vida lhe dá. Compreender que, por vezes, há desafios merecidos pode ajudar a compreender o que precisa ser modificado. O treino pessoal para Sagitário é experimentar uma libertação de culpas e amarras emocionais.

Capricórnio

Pode ser difícil compreender e aceitar as motivações alheias que são geradas por situações emocionais, mas vale a pena prestar mais atenção ao outro. Buscar racionalizar tudo tende a criar enrijecimentos desnecessários para Capricórnio. O aprendizado é saber se colocar na escuta e compreender o que é importante para o outro, considerando tão importante quanto é para si mesmo.

Aquário

Agora, tende a ser ainda mais difícil criar uma rotina organizada. No momento, pode ser importante para Aquário fazer um esforço, não para cumprir o que você não gosta, mas para evitar que lá na frente o que não foi organizado traga dificuldades e limitações indesejadas.

Peixes

O tempo que Peixes gostaria de ter para se divertir tende a ser ocupado com situações inusitadas ou por atrasos em prazos e demoras inesperadas. Parece que não é possível tirar um tempo para curtir a vida sem que algo interfira ou interrompa momentos agradáveis.