Topo

Rodrigo Cintra dá 5 dicas para secar mais rápido os cabelos no inverno

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

16/06/2020 04h00

Dia gélido, cabelo sujo e aquela reunião na agenda: você tem poucos minutos e sabe que não vai dar para disfarçar o bad hair com um penteado ou se jogar no xampu a seco. Ou é dia de lavar os fios, mas não quer ficar horas esperando ele secar ao natural por causa do frio?

Tarefa complicada quando se tem pouco tempo, não é mesmo? Mas eu, Rodrigo Cintra, que defendo o cabelo lindo e saudável vou te ajudar nessa missão impossível. Apesar do clima mais frio, é importante evitar banhos quentes, que podem aumentar o frizz e ainda desbotar a cor, no caso de cabelos tingidos. Usar a água morna é essencial. E, se a coragem permitir, vale finalizar com um jato de água fria. Em seguida, cinco dicas para que os fios fiquem sequinhos em tempo recorde.

1. Use a toalha certa

A toalha ideal é macia e felpuda, daquelas que absorvem bem a água após o banho. Antes de recorrer ao secador, seque bem os fios com a toalha. Mas nada de esfregar, pois esse movimento faz muito mal aos fios, tanto quanto torcer os cabelos na toalha. Tenha muito cuidado com os cabelos molhados, pois eles podem quebrar facilmente. Invesita em movimentos suaves e delicados.

2. Tire a umidade de acordo com o seu tipo de cabelo

Para cabelos afro, muito enrolados ou frisados: não retire a umidade com toalha convencional, use aquelas descartáveis, com tecido 100% de algodão ou ainda o papel toalha (sim, papel toalha mesmo). Após estilizar os fios, jogue a cabeça para baixo e amasse-os com a toalha, num movimento de apertar e soltar.

Enrolados sem muito frizz - retire 50% da umidade
Ondulados - retire 70% da umidade
Lisos - retie 90% da umidade
?
Retirando a umidade evitamos que o cabelo receba excesso de calor sem necessidade e queime ou resseque. Ou seja, nada de sair com o cabelo pingando e se jogar no secador.

3. Invista na proteção térmica

Depois de retirada a umidade dos fios, aplique um leave in ou CC Cream que tenha proteção térmica. Ele é essencial para proteger os fios do calor do secador e ajuda a facilitar a secagem, além de garantir maior brilho também. Eles podem ser usados da raiz às pontas, porém em pequena quantidade. Para você que é dona de fios enrolados e crespos, invista no ativador de cachos, que dá emoliência ao cabelo.


4. Torne os gadgets seus aliados

Ter um secador potente, de preferência de 2200 wats, com jato de ar frio, íons negativos, e uma escova secadora, aquelas que soltam um jato de vento quente ou que apenas esquentam pode agilizar o processo de secagem, dependendo do seu tipo de cabelo. O bico do secador também pode otimizar. Nesse caso, use o mais largo que distribui melhor o calor. As cacheadas e crespas devem fazer uso do difusor.

Escova para desembaraçar ajuda a secar o cabelo de uma forma rápida, mas não modela as pontas.

5. Mantenha o secador distante da raiz


Seque muito bem as mechas, com o secador distante pelo menos 10 cm dela para não queimar. Quanto mais secar e passar a escova mais bonito o cabelo ficará, pois é isso que deixa mais liso, sem frizz e dá brilho.

Se a intenção é apenas secar o cabelo, use jato frio ou morno, que retira a umidade sem agredir a fibra capilar.?Cabelos molhados têm a escama aberta?e as altas temperaturas podem queimar a estrutura interna do fio, danificando-o. O jato frio também é indicado para finalizar escovas e chapinhas porque forma uma proteção, dá brilho, movimento e aumenta o efeito liso.

Sobrou uns minutos? Dá para modelar as pontas

O segredo para modelar bem as pontas nos cabelos lisos ou alisados, seja para dentro ou para fora, é girar muito a escova no sentido desejado, quanto mais habilidade para girar secando ao mesmo tempo, mais bonitas e modeladas elas ficarão. Faça isso escovando mecha por mecha até escovar todo o cabelo.
?
Use um óleo reparador nas pontas só para valorizar o brilho da escova e deixá-las com um ar ainda mais saudável.
?
Para dias com mais tempo livre e vontade de impressionar, uma opção, se você gosta de movimento, é usar bobes na parte da frente também. Eles devem ser colocados quando você acabar de secar a mecha, ainda quente, para dar forma. Solte os bobes somente quando estiver pronta para seu compromisso. As pontas ficam mais modeladas, com muito movimento e a raiz mais solta, fica lindo.