Topo

Escócia é 1º país do mundo a incluir história LGBTQ+ no currículo escolar

nito100/iStock
Imagem: nito100/iStock

De Universa, em São Paulo

12/06/2020 11h08Atualizada em 12/06/2020 13h07

Todas as escolas públicas da Escócia serão obrigadas a ensinar história LGBTQ+ para os seus alunos a partir de 2021. A decisão do governo foi oficializada hoje, segundo a revista Glamour, após uma batalha de quase dois anos liderada pela organização Time for Inclusive Education (TIE).

O currículo aprovado para as escolas escocesas inclui não só uma visão abrangente da história do movimento por direitos LGBTQ+, de sua origem às conquistas atuais, como também conteúdos abordando e condenando atos homofóbicos, transfóbicos e bifóbicos.

O secretário de educação do país, John Swinney, comentou a decisão: "A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa para a igualdade LGBTQ+. Estou animado com mais esta medida, inédita no mundo, que tomamos neste sentido".

Ação contra lei discriminatória

A proposta de incluir currículo LGBTQ+ nas escolas escocesas veio como resposta a uma lei aprovada em 1988 pelo parlamento do país, proibindo autoridades locais de "promover a homossexualidade".

A lei foi originalmente revogada na Escócia em 2001, mas ativistas argumentaram que ela deixou um "legado destrutivo", que incluía a ausência de qualquer conteúdo LGBTQ+ no currículo escolar.

Jordan Daly, fundador da TIE, definiu a nova legislação como "uma enorme vitória e um momento histórico". "Em uma época de incerteza global, essa decisão manda uma mensagem clara para jovens LGBTQ+: vocês são valorizados aqui na Escócia", definiu.