PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Como usar sal grosso no banho, purificar ambientes: dicas de rituais

Sal grosso e energias: aprenda a lidar com elemento - limpido/Getty Images/iStockphoto
Sal grosso e energias: aprenda a lidar com elemento Imagem: limpido/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/06/2020 04h00

Difícil encontrar quem nunca tenha recebido a indicação de um banho de sal grosso para eliminar alguma zica ou encurtar fases de má sorte. Enquanto muita gente acredita ser apenas crendice popular, o fato é que o sal grosso é tido como agente universal de descarrego - no caso, de más energias. Mas é preciso ser adotado com parcimônia.

"Quando se fala sobre qualquer tipo de simpatia ou de banho, em que são utilizados elementos da natureza, o que está sendo usado ali é a energia, o campo espiritual que o elemento físico tem", pontua Victor Augusto de Souza, astrólogo e tarólogo, que se dedica ao estudo de magias.

Isso quer dizer que no banho de sal grosso é a energia dele que provoca reação no corpo espiritual da pessoa. Pela condição de agente de descarrego, o mineral é capaz de desmanchar qualquer tipo de energia que esteja manipulando alguém.

Sal grosso e energia: como usá-lo de modo positivo

Um detalhe: não deve ser manipulado em exagero nos rituais de magia - toda semana, por exemplo. "Se houver excesso dentro de um campo energético, pode acabar deixando a pessoa sem energia, se sentindo descarregada", avisa Victor. Isso porque o descarrego atinge tanto a energia negativa quanto a positiva.

Outro porém: só deve recorrer aos banhos de sal grosso quem não tiver qualquer tipo de alergia ou problema de saúde relacionado ao ingrediente ou a alguma das ervas, que eventualmente são agregadas. "E a pessoa só deve tomar o banho quando estiver se sentindo muito para baixo, muito carregada, perturbada, numa maré de azar grande", recomenda o especialista.

Prepare seu banho de sal grosso

Victor ensina a preparar o banho de descarrego universal. Para tanto, deve-se pegar de ½ a 1 litro de água morna e acrescentar 1 colher (sopa) de sal grosso. Deixar o líquido um tempinho parado, até dissolver as pedrinhas e, antes do banho diário, jogar a mistura do pescoço para baixo.

"Pode jogar na cabeça? Até pode, mas algumas pessoas têm o chakra coronário, que fica no topo da cabeça, muito sensível. Com isso, o banho de sal pode trazer mal-estar. Para quem é iniciado no culto afro, existem algumas questões que não associam isso como um ato positivo", comenta o estudioso.

Já que o banho de descarrego atinge tanto a energia boa quanto a ruim, o indicado é fazer uma oração ou mentalização positiva, logo após ter despejado a água com sal grosso no corpo. "Pode-se pedir coisas boas, para ser energizado, para ser abençoado, para esse campo já ficar recarregado só com coisas boas", esclarece Victor.

Com ervas

Associar o sal grosso com alguma erva também é uma alquimia boa. E nem é preciso usar uma grande quantidade de planta. "O que é importante é o campo energético dela e não a erva em si", justifica.

Para que serve

  • Eliminar inveja e fofoca: pegar de ½ a 1 litro de água morna, 1 colher (sopa) de capim-santo ou erva-cidreira e 1 colher (sopa) de sal grosso. Deixar dissolver e jogar do pescoço para baixo, quando morno, antes do banho diário. Na ocasião, recomenda-se fazer uma oração, pedindo proteção.
  • Purificar e aumentar a força de limpeza espiritual: incluir 1 colher (sopa) de casca de alho - apenas a casca mesmo, tá? - a ½ a 1 litro de água morna. Juntar 1 colher (sopa) de sal grosso, esperar dissolver o sal e esfriar a água e jogar no corpo (do pescoço para baixo também) antes do banho higiênico tradicional. "Esse banho é forte até contra magias, para desfazer magia negativa", afirma Victor.
  • Abrir caminhos afetivos: para quem não está conseguindo esquecer o ex, desapegar da relação antiga ou se abrir para novos relacionamentos, a dica é fazer um banho com ½ a 1 litro de água morna, 1 colher (sopa) de sal grosso e 1 colher (sopa) de alecrim. Esperar dissolver e amornar e jogar do pescoço para baixo, antes do banho tradicional.

Sal grosso para purificar ambientes

casa limpa com cachorro Alto Astral  - ela bracho/Getty Images/iStockphoto - ela bracho/Getty Images/iStockphoto
Sal grosso serve para purificar lugares, aprenda a fazer rituais
Imagem: ela bracho/Getty Images/iStockphoto

O sal também é recomendado como purificador dos espaços de uma casa. "É interessante fazer esse ritual quando mudar para uma nova casa ou depois que receber uma visita que não foi legal. Pode fazer para purificar e, ainda, quando está brigando muito em casa ou tendo muito pesadelo", orienta.

Para tanto, é necessário pegar uma vasilha de vidro - não precisa ser nova, mas não pode ser de plástico nem metal - e forrar todo o fundo do recipiente com sal grosso. Com azeite, fazer uma cruz sobre o sal grosso. Em cima do desenho, colocar uma cabeça de alho.

"Nesse momento, deve ser feita uma oração de preferência, dentro da fé de cada pessoa", ensina Victor. Depois, com o prato nas mãos, deve-se percorrer todos os cômodos da casa, pedindo mentalmente que o sal e alho absorvam as energias negativas e tudo que houver de ruim, de tristeza e infelicidade naquele ambiente.

"Quando terminar, concentre-se em você e peça que seja limpa qualquer carga da sua vida", acrescenta o estudioso. No fim, sal, azeite e alho devem ser colocados em um saquinho de lixo e jogados fora, enquanto é feita a oração que quiser para fechar o campo energético.

Quando a visita não quer ir embora

Outra dica (bem antiga, mas funcional) para fazer com que uma visita indesejada ou chata vá embora é pegar um pouquinho de sal grosso na mão, ir a qualquer janela da casa e, discretamente, jogar o ingrediente fora, em três arremessos, repetindo mentalmente: "Peço que essa energia que está me atrapalhando vá embora, vá embora, vá embora.".

Segundo Victor, a mesma simpatia pode ser feita quando há alguém impedindo determinada situação importante em sua vida. "Não é algo que vá fazer mal para o outro. Só está pedindo para desmagnetizar o campo, através do pedido para ir embora", garante ele.

Descarrego com sal e ametista

Mais um descarrego bem eficaz inclui a pedra de cor violeta. Para tanto, deve-se forrar o chão (pode ser com jornal) e jogar o sal grosso por cima. Depois, descalço e segurando uma ametista de qualquer tamanho na mão esquerda, pisar sobre o sal grosso.

No momento, é importante fazer uma oração e pedir que todas as mazelas, empecilhos, pensamentos pesados ou energias negativas sejam absorvidos pelo sal e purificados pela ametista. É preciso mentalizar, ainda, que tudo seja mandado embora da sua vida. "Feito isso, faça uma oração de agradecimento, deixe a pedra na natureza - sem esquecer de agradecer a Deus por ter purificado a energia - e descarte o sal e o jornal no lixo".

Alto Astral