Topo

Fora do padrão? Cotas? Como é a presença de gordos em reality shows

Paulinha Leitte, ex-BBB que perdeu mais de 30 quilos, lembra que recebeu muitos apelidos por ter aparecido na TV e ser gorda - Reprodução Instagram
Paulinha Leitte, ex-BBB que perdeu mais de 30 quilos, lembra que recebeu muitos apelidos por ter aparecido na TV e ser gorda Imagem: Reprodução Instagram

Lucas Pasin

Colaboração para Universa

09/06/2020 04h00

Deixando de lado os reality shows de emagrecimento, musicais ou de culinária, o que vemos na maioria das competições de entretenimento na TV, especialmente quando envolve pegação, sexo, relacionamento e convivência, são pessoas que seguem um padrão: heterossexuais, bonitos, brancos em sua maioria, jovens, magros, ou com corpos atléticos.

Seriam esses os pré-requisitos para entrar em um reality show? Pessoas gordas não têm chance? Questionando a estética corporal de um possível participante, o Universa foi atrás de desvendar a gordofobia por trás dos reality shows no Brasil.

'Me disseram que eu era fora do padrão para estar em um reality'

Babu Santana e Victor Hugo Teixeira protagonizaram uma conversa sobre gordofobia, que repercutiu - Divulgação Rede Globo - Divulgação Rede Globo
Babu Santana e Victor Hugo Teixeira protagonizaram uma conversa sobre gordofobia, que repercutiu
Imagem: Divulgação Rede Globo

Na última edição do Big Brother, Babu Santana e Victor Hugo Teixeira protagonizaram uma conversa sobre gordofobia, que repercutiu. Eles questionaram o fato de não terem sido escolhidos para uma prova do líder por serem gordos e, na cabeça dos concorrentes, mais fracos. "Essa conversa foi muito importante pra mim. Comecei a ficar mais atento ao assunto", contou Victor Hugo a Universa.

"Em nenhum momento a questão de ser gordo foi abordada pela produção do programa. No entanto, quando eu sai, me atacaram nas redes sociais. Já me xingaram de gordo, baleia e rolha de poço. Me criticaram e diziam que era fora dos padrões de um corpo de reality. Isso me fez pensar: Quantos gordos vemos na TV? Quantos são protagonistas? Hoje uso a hashtag' Corpo livre' e tento incentivar pessoas à autoaceitação", completou o ex-BBB.

Victor Hugo acredita que o Big Brother Brasil tem um bom histórico de participações de gordos, mas ressalta: "Para os outros, ser gordo não é sinônimo de sensualidade, nem beleza. Isso reduz a participação de gordinhos. Tenho certeza, por exemplo, que se eu fosse 'padrãozinho', eu estaria com muito mais ações publicitárias fora do programa. Já ouvi de anunciantes que eu não tinha o 'perfil'. Ai pergunto: Que perfil? A resposta foi: Perfil físico. E era um comercial de chá."

'A MTV exigiu que eu estivesse gorda. Era para cumprir a cota'

Yasmin Marques já foi rotulada como "a primeira participante gorda do programa". - Divulgação/ MTV - Divulgação/ MTV
Yasmin Marques já foi rotulada como "a primeira participante gorda do "De Férias com o Ex"
Imagem: Divulgação/ MTV

Logo que foi anunciada na quarta edição do "De Férias com o Ex Brasil", Yasmin Marques já foi rotulada como "a primeira participante gorda do programa". O que poucos sabiam é que, segundo a influenciadora, ela foi selecionada pela MTV justamente para cumprir uma 'cota' fora do padrão.

"A MTV fala que procura 'boas histórias', mas eu entrei como cota. Durante a seleção me exigiram que eu não poderia mais emagrecer nem um quilo. A direção queria que eu fosse a pessoa fora do padrão, justamente para que ninguém falasse que eles só escolhem magros e sarados. Fiquei 1 mês no programa e não colocaram nenhum ex-namorado meu. Não fui para nenhum encontro. Saí da casa apenas uma vez. Ou seja, senti sim essa gordofobia", contou Yasmin para o Universa.

No entanto, Yasmin sabe que, mesmo com rótulo de 'gordinha' está bem longe de representar um gordo no programa. "Tenho certeza absoluta que não represento um corpo gordo dentro de um reality. Sei que não sou gorda. Mas pro 'De Férias' eu era a 'fora do padrão'. Quando eu sai acabei sim virando referência para outras meninas 'fora do padrão', mas tive até que buscar ajuda nas minhas amigas gordas para saber o que falar para essas meninas, já que eu não me enxergava nem como poder de fala naquele lugar."

'Me chamavam de Jabulani'

E quem lembra de Paulinha Leitte, participante do 'BBB 11'? A ex-BBB perdeu mais de 30 quilos nos últimos anos, mas se lembra até hoje dos apelidos por ter aparecido na TV e ser gorda.

Paulinha  ex-BBB, que acredita que a gordofobia está mais no público do que na produção do programa - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Paulinha ex-BBB, acredita que a gordofobia está mais no público do que na produção do programa
Imagem: Reprodução Instagram

"Foram muitas piadas em relação ao meu corpo. Quando eu sai, mais ainda. Naquela época eu era nova e tinha uma autoestima boa, mas se fosse hoje eu teria sofrido muito mais. Me chamavam de 'jabulani', que era o nome da bola da Copa do Mundo. Chegaram a me chamar de 'vaca gorda'", relembra a ex-BBB, que acredita que a gordofobia está muito mais presente em quem assiste o programa do que na produção de TV que a escolheu.

Ela conta que decidiu emagrecer, mas que não foram os xingamentos que a fizeram perder peso: "Só fui emagrecer quando realmente me incomodou. Sempre gostei de roupa colada e não achava mais. Eu não achava cropeed e saia para gordinha. Fora isso eu estava dormindo mal. Mas emagrecer foi uma escolha minha."

Hoje magra, Paulinha define a gordofobia: "Ainda existe e é muito triste. Quem pratica não sabe a dor que está causando ao outro."

Emissoras não comentam o assunto

Procuramos algumas emissoras e produtoras de conteúdo e streaming que possuem realities populares: a MTV, com o "De Férias com o Ex", a Globo, com o "Big Brother Brasil", a Record, com "A Fazenda" e "Power Couple", a Netflix com o "The Circle" e a Amazon, que exibiu recentemente a primeira temporada de "Soltos em Floripa".

De todas as emissoras e produtoras de conteúdo procuradas, apenas a MTV se manifestou sobre o critério de escolha para participantes de seus realities. Globo, Amazon e Netflix disseram que não comentariam o questionamento. A Record não retornou com uma resposta.

A MTV, por meio de sua assessoria, disse: "Quando o elenco dos participantes é definido, a ideia principal é priorizar bons personagens que tenham vivências interessantes, personalidades fortes, boas histórias para compartilhar e, claro, que possam trazer para o programa um ex interessante também. Pensar na pluralidade é o que define mais. Tipos de corpos não colocam as pessoas em vantagem diante de outras para uma seleção." Sobre o caso específico das declarações de Yasmin e a exigência dela ser 'gorda' para entrar no reality, a MTV disse apenas que desconhece as informações, e reforçou que seu critério para a escolha de participantes é "contar boas histórias".