Topo

Marielle Franco ganha homenagem em animação de conto sobre resistência

Marielle Franco ganhou uma homenagem em uma animação baseada no conto africano sobre resistência ?A Lenda do Tambor? - Divulgação
Marielle Franco ganhou uma homenagem em uma animação baseada no conto africano sobre resistência ?A Lenda do Tambor? Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

09/06/2020 17h36

Marielle Franco ganhou uma homenagem na série documental "Sankofa - A África que Te Habita". Trata-se de uma animação baseada no conto africano sobre resistência "A Lenda do Tambor".

Na sexta-feira (12), o canal de TV por assinatura Prime Box Brazil exibe a produção a partir das 20h30.

A história, que será narrada pela atriz e ativista Zezé Motta, refaz as rotas da escravidão do século 18 para refletir sobre as sequelas coloniais e suas heranças.

Na lenda africana, um grupo de macacos sonhava ir à lua, até que o menor deles tem a ideia de se amontoarem entre si para trazê-la à terra. O macaquinho consegue subir até o astro antes que a pilha de seus colegas desmoronasse. Como recompensa, recebeu um tambor da Lua.

Ao retornar ao seu habitat, o animal tocou o tambor antes de chegar ao solo, levando a Lua cortar a corda que o transportava. Antes de morrer, o macaquinho pediu à moça que passava pelo local - representada por Marielle - que levasse o instrumento aos homens de seu país. Vieram pessoas de todas as partes da África e todos ouviram os primeiros sons do tambor.

A ideia da homenagem é de artista plástico, ilustrador, desenhista e videografista Eduardo Santos. "O legado da Marielle na luta por direitos sociais é o que se observa nessa metáfora", explica.