Topo

Gloria Coelho após ser chamada de racista: 'me comprometo a ser melhor'

Estilista Gloria Coelho foi acusada por modelos de só aceitar brancos nos desfiles e propagandas da sua marca - Facebook
Estilista Gloria Coelho foi acusada por modelos de só aceitar brancos nos desfiles e propagandas da sua marca Imagem: Facebook

De Universa, em São Paulo

09/06/2020 10h37Atualizada em 09/06/2020 12h46

Gloria Coelho, uma das principais estilistas do Brasil, divulgou uma nota em que se compromete a "ser melhor" e afirma que sente "muitíssimo" após ser apontada como racista por uma série de profissionais que já trabalharam para sua marca, diz o site da Veja.

"Me comprometo a incluir mais modelos afrodescendentes, indígenas nos meus desfiles. Me comprometo a partir de agora. Eu e minha equipe estamos unindo forças para ampliar nosso casting e garantir que todas as meninas tenham experiências positivas em castings e fittings", diz a estilista.

Gloria e o ex-marido, Reinaldo Lourenço, foram acusados de preconceito em relatos feitos em uma conta no Instagram, a Moda Racista. De acordo com o que disseram algumas modelos, o casal não queria saber de pessoas que não fossem brancas vestindo suas roupas.

Leia a seguir a íntegra do comunicado de Gloria Coelho enviado à revista:

"Sinto muitíssimo que qualquer menina tenha se sentido desprivilegiada ou sem acesso às mesmas oportunidades dentro da minha marca e do sistema de moda. Reconheço que por séculos a moda privilegiou padrões de beleza eurocentristas, e que eu ou pessoas da minha equipe no passado possamos ter compactuados com isso, ou sido interpretados dessa forma. Estou aqui me comprometendo a ser melhor, a garantir que minha equipe seja melhor. Está nas nossas mãos desmantelar o racismo sistêmico.

Eu tenho genuína e profunda admiração pela beleza, criatividade e ancestralidade afrodescendentes e indígena. Estou comprometida em ouvir, me educar, educar aos que me rodeiam, e incluir mais criatividade e diversidade em minha marca. Estou ouvindo todas vocês, e quero que tenhamos este canal aberto para fortalecermos essa luta e traçarmos um novo caminho, mais justo e inspirador, para a moda brasileira.

Me comprometo a incluir mais modelos afrodescendentes, indígenas nos meus desfiles. Me comprometo a partir de agora. Eu e minha equipe estamos unindo forças para ampliar nosso casting e garantir que todas as meninas tenham experiências positivas em castings e fittings. Me comprometo a incluir meninas pretas em todas as campanhas futuras, e que o Instagram da marca represente igualmente pretas, índias, brancas, morenas e orientais.

Estamos também trabalhando para encontrarmos mais candidatos e candidatas afrodescendentes para contratações nas áreas criativas, além das outras áreas da empresa. Esse já era um movimento que estávamos fazendo e vamos nos esforçar ainda mais.

Mais uma vez, peço perdão a quem eu magoei."