Topo

Edital da Spcine beneficia projetos comandados por negros e mulheres

Cena do episódio "Striking Vipers", de "Black Mirror", gravada no Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo - Reprodução
Cena do episódio "Striking Vipers", de "Black Mirror", gravada no Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

09/06/2020 11h47

A Spcine e a Prefeitura de São Paulo divulgaram hoje uma proposta de edital que tenta atrair gravações de filmes e séries nacionais e internacionais para a capital paulista. O texto traz benefícios para projetos que tenham profissionais negros e mulheres em posição de comando.

De acordo com o site da Spcine, o projeto funcionaria através de reembolsos. Os filmes e séries que escolherem filmar em São Paulo poderão receber entre 20 e 30% do dinheiro investido na cidade de volta, dependendo da diversidade dentro de suas equipes.

As produções precisarão gastar ao menos R$ 2 milhões nas suas atividades em São Paulo. A preferência é por filmes e séries "com grande potencial de internacionalização" — ou seja, produções brasileiras ou estrangeiras, mas com distribuição global.

O edital vai entrar em consulta pública a partir de amanhã, aceitando sugestões de mudanças até 24 de julho por este link. Também ocorrerão audiências públicas para debater o edital, uma nacional e outra internacional, ambas sem data definida.

"[Este projeto] responde a uma demanda do setor audiovisual brasileiro, na medida em que trará um impacto positivo na geração de empregos e atração de investimentos para a cidade de São Paulo, que foi fortemente impactada pelos efeitos econômicos da covid -19", afirmou Laís Bodanzky, presidente da Spcine.