Topo

Modelo Halima Aden cria linha de máscaras para quem usa hijab

A modelo Halima Aden, 22, criou uma linha de máscaras para mulheres que usam hijab, véu usado por adeptos a algumas religiões - Divulgação
A modelo Halima Aden, 22, criou uma linha de máscaras para mulheres que usam hijab, véu usado por adeptos a algumas religiões Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

08/06/2020 15h42Atualizada em 08/06/2020 18h33

A modelo norte-americana de origem somali Halima Aden, 22, criou uma linha de máscaras de proteção para usuárias de hijab, o véu que cobre parte da cabeça usado em algumas religiões.

Aden, que é muçulmana, costuma desfilar e posar sempre de cabeça coberta. Antes da fama internacional, ela trabalhou no serviço de limpeza de um hospital e, portanto, sabe o que é a dificuldade de colocar uma máscara de proteção junto com o véu.

Agora, a modelo se associou a uma startup de moda, a Anywear, para criar a nova coleção, diz o site Bored Panda.

A modelo já tinha alguma experiência no design de peças. Ela também criou lenços de cabeça em colaboração com a marca turca Modanisa.

Aden disse em entrevista à Vogue que "queria algo que traga alegria para os pacientes e os profissionais de saúde". Por esse motivo, ela se afastou da cor branca.

"Quando chegou a hora de fazer os moldes, escolhi as tonalidades que associo à paz em vez do branco padrão, cores que me fizeram sentir bem olhando para elas."

"Há tantas mulheres de hijab trabalhando na área da saúde, e seu conforto é tão importante quanto qualquer outra pessoa na força de trabalho."

As máscaras podem ser compradas no site da Anywear, ao preço de US$ 45 (cerca de R$ 219). Os criadores dizem que, para cada compra feita, enviarão uma máscara a um funcionário da linha de frente no combate ao novo coronavírus.