Topo

Jim Parsons sobre se assumir gay: "Tinha medo de prejudicar a série"

O ator diz que, após revelar sua sexualidade, passou a se sentir um membro mais ativo da comunidade LGBTQ+ - Getty Images
O ator diz que, após revelar sua sexualidade, passou a se sentir um membro mais ativo da comunidade LGBTQ+ Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

04/06/2020 17h03

Em depoimento à revista Hollywood Reporter, Jim Parsons fala sobre como foi o processo se assumir gay na indústria do entretenimento.

"Eu não tinha medo de perder meu emprego. E eu não tinha medo a ponto de negar minha sexualidade. Mas eu tinha medo o suficiente para tornar minha missão nunca falar a respeito", relatou o ator, que interpretou Sheldon em "The Big Bang Theory".

"Eu tinha tanto medo que fiquei nervoso na primeira vez que fui indicado ao Emmy. Eu tinha medo de que isso poderia causar problemas, entre aspas, para a nossa grande série."

Hoje aos 47 anos, Jim lembra que não era tão novo quando começou a gravar a série: tinha 33 anos. "Mas eu cresci em uma época muito distante da era em que estamos hoje, quando se trata de contar a alguém que você é gay. Acho que é inegavelmente diferente do que era há 20 anos."

Ele descreve a forma como revelou sua sexualidade como "pela porta dos fundos" — foi em 2012, durante uma entrevista para promover o filme "The Normal Heart", que fala sobre da crise da AIDS em Nova York nos anos 80.

"Não consigo lembrar a pergunta exata, mas [o jornalista] perguntou algo tipo, 'Foi mais significativo participar de The Normal Heart sendo gay?' Eu disse que sim. Me lembro de sair de lá pensando 'bom, eu meio que usei a porta dos fundos'. Pensei que era poeticamente perfeito", relata.

Felizmente, a notícia não afetou a série, que continuou no ar por mais sete anos. Jim diz que a principal mudança foi a sua percepção de si mesmo:

"Uma vez que todos sabiam da minha sexualidade, eu tive um sentimento de propriedade sobre ela. E isso foi muito novo para mim, me senti um membro mais participativo da comunidade. Foi, e ainda é, em alguns sentidos, um grande motivo de orgulho para mim."