Topo

EUA: Estilista negro da Louis Vuitton se desculpa após criticar protestos

Virgil Abloh é estilista das coleções masculinas da Louis Vuitton - Reprodução/Instagram
Virgil Abloh é estilista das coleções masculinas da Louis Vuitton Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

02/06/2020 10h20Atualizada em 02/06/2020 13h29

O estilista Virgil Abloh, responsável pela criação das coleções masculinas da Louis Vuitton, se desculpou após criticar os saques de lojas que vêm ocorrendo nos protestos nos Estados Unidos.

A onda de manifestações vem tomando diversas cidades americanas com pedidos de justiça para a morte de George Floyd — homem negro morto asfixiado após um policial branco pressionar o joelho em seu pescoço, em Minneapolis (EUA). Muitos dos protestos terminaram com saques a lojas de grife.

Um dos maiores nomes negros da indústria da moda, Abloh fez uma publicação esclarecendo as críticas e demonstrando apoio aos protestos. "Coisas materiais podem ser substituídas, pessoas não. Vidas de pessoas negras importam. Neste momento, essas outras coisas não", defendeu.

"Eu peço desculpas se o meu post de ontem fez parecer que minhas preocupações são quaisquer outras além de solidariedade com os movimentos contra violência policial, racismo e desigualdade", escreveu o estilista, que é filho de imigrantes de Gana. "Eu quero atualizar todos os sistemas que não atendem às nossas necessidades atuais."

"Como uma pessoa negra, eu sinto raiva, tristeza e dor toda vez que um de nós é vítima de preconceito ou racismo sistêmico. Eu tenho orgulho de me manter solidário a todos os movimentos para erradicar o racismo e violência policial", esclareceu.

A loja de um amigo de Abloh foi saqueada durante os protestos e ele criticou a postura dos manifestantes em um comentário no Instagram da loja.

"Isso me dá nojo. Para as crianças que saquearam, espero que vocês saibam que esse produto que está olhando para você em sua casa agora está contaminado", escreveu.

Uma publicação compartilhada por @ virgilabloh em