Topo

Energia das frutas? Astrólogos e pesquisadora ensinam usos "mágicos" delas

Frutas não fazem só bem para o físico; eles explicam efeitos "mágicos" - iStock
Frutas não fazem só bem para o físico; eles explicam efeitos "mágicos" Imagem: iStock

Heloísa Noronha

Colaboração com Universa

31/05/2020 04h00

Além das propriedades nutricionais indiscutíveis, as frutas também têm energia positiva e simbologia de sobra para o uso em rituais mágicos e para pedir sorte, saúde, amor, vida longa e até sucesso nos negócios. A seguir, alguns exemplos.

Energia das frutas: o que dizem astrólogos e pesquisadores

  • Abacaxi

Segundo o psicoterapeuta, astrólogo e tarólogo Thiago Guimarães, é uma fruta que tem ligação com o sol, a realeza e o poder.

"O abacaxi pode ser usado quando você se sentir com autoestima baixa, sem vontade de seguir em frente ou com falta de coragem para correr atrás dos seus sonhos. Pegue um abacaxi maduro, descasque e faça um suco. Enquanto estiver preparando, pense nos seus objetivos e em tudo aquilo que deseja alcançar. Tome o suco e fortaleça os seus pensamentos enquanto estiver ingerindo a bebida", sugere.

  • Banana

A banana, em geral, é associada ao aumento da energia física e à potência sexual - muito pelo formato fálico, diga-se de passagem. A fruta, de acordo com a astróloga e taróloga Virginia Gaia, é ótima para quem deseja fortalecer o poder pessoal, se autoafirmar e obter melhorias na saúde. Ela ensina um ritual simples com essa finalidade: "Faça um corte longitudinal em uma banana ainda verde e coloque dentro dela uma tira de papel com um pedido. Feche-a com uma linha preta e espalhe por cima um pouco de mel. Depois, deixe a banana em um local onde possa pegar sol por algumas horas. Depois, ofereça-a para o Universo deixando-a em algum lugar próximo à água corrente ou perto de uma árvore", orienta.

  • Cereja

Remete ao amor e à sensualidade - no Hemisfério Norte é comum ver a fruta em arranjos de mesa na decoração de casamentos. Vale degustar com o parceiro para ativar o romantismo na relação - em bombons, in natura, em receitas ou em calda. Você também pode acender uma vela vermelha ou cor-de-rosa rodeada por cerejas e mandar para o Universo um pedido para o campo afetivo. Depois, claro, deguste-as.

  • Tâmara

No Antigo Testamento, ela é citada como o mel do deserto. Ainda conforme a Bíblia, a chamada "Terra Prometida" seria um local onde jorrava leite e mel. Bastante durável, a tâmara é relacionada à prosperidade e à longevidade. Para quem quer fazer pedidos ligados a esses assuntos, Virginia indica pegar uma fruta, colocá-la numa xícara ou em um copo e depois cobrir com leite. "Faça uma oração ou mentalização sobre o que espera, coma a tâmara e beba um gole do leite. Jogue o resto do líquido na terra ou em um vaso", conta.

  • Laranja

"Representa o nosso lar, o aconchego da casa e a paz familiar. Mantenha sempre laranjas na sua fruteira, à vista de todos. Ofereça a fruta para aqueles que visitarem a sua casa, principalmente aos seus familiares", recomenda Thiago.

  • Maçã

É a fruta do amor e da paixão e uma das mais usadas em simpatias para fins românticos. "Espete cravos-da-índia em toda a maçã e jogue mel por cima. Deixe dentro de um prato e acenda uma vela amarela para o povo cigano pedindo a abertura dos caminhos do amor. Deixe assim por três dias e depois jogue tudo em água corrente", instrui Thiago.

Já Virginia lembra que a maçã está historicamente ligada à magia, não só pelas citações dos contos de fadas e da Bíblia, como pelo seu próprio formato.

"Quando cortamos uma maçã na transversal, suas sementes costumam formar um pentagrama, a famosa estrela de cinco pontas. O cinco é um número mágico, assim como as formas geométricas derivadas deles", fala a astróloga. Segundo o inglês Aleister Crowley (1875-1947), reconhecido como o mago do ocultismo, a magia é a arte de transformar a realidade de acordo com sua vontade.

Por isso, a maçã deve ser adotada por quem deseja aguçar a própria intuição. Como? "Em chás e banhos. Aliada ao anis estrelado, o poder se intensifica", diz Virginia.

  • Melancia

É a fruta da abundância, conforme Thiago Guimarães. "Corte uma fatia de melancia, separe sete sementes e faça seus pedidos. Jogue as sementes para trás, sem olhar", ensina.

  • Guaraná

Conforme os estudos de Patrícia Cândido, professora e pesquisadora de Fitoenergética (sistema natural que utiliza as propriedades vibracionais das plantas para promover o bem-estar e equilíbrio nas pessoas e nos ambientes), o guaraná ajuda a fazer com que os acontecimentos negativos tenham um impacto reduzido sobre as emoções.

"Ele causa estabilidade emocional mesmo em momentos de extrema tensão, dúvida ou atrito, gerando tolerância e acalmando os instintos", explica. O guaraná em pó, inclusive, ajuda a dar o pique necessário para enfrentar situações preocupantes, como a do contexto atual de pandemia.

  • Romã

União de pessoas é a "missão" dessa fruta, de acordo com Virginia Caia. "Como as sementes são 'juntinhas', ela estimula a ideia de fortalecimento de casais, trabalhos em equipe e relacionamentos de modo geral. É um símbolo de união em muitas ordens, como os cultos maçônicos, e também de abundância em alguns baralhos de tarô", afirma. Para pedir harmonia nas relações, a astróloga sugere acender uma vela cor-de-rosa ao lado de uma romã e fazer o pedido específico.

Já Thiago prescreve um banho para ativar a prosperidade em sua vida: "Numa segunda-feira, faça um chá com a romã e jogue do pescoço para baixo. De acordo com os rituais antigos,a bebida também é excelente para curar dores de garganta", comenta.

  • Uva

Está relacionada ao prazer, à diversão, ao entusiasmo e à coragem de viver plenamente. Não é à toa que o vinho é a bebida preferida dos deuses Dionísio (grego) e Baco (romano) em suas bacanais. "Coma uma uma uva sempre que tiver que tomar alguma decisão importante na sua vida. Após comer, respire profundamente e espere a resposta chegar na sua mente", diz Thiago. "Misturar uma taça de vinho branco ou tinto à água morna estimula o prazer e a magia sexual na vida", fala Virginia, que sugere também preparar uma bebida quente com vinho, maçã e canela com a mesma finalidade.

  • Pitanga

Segundo Patrícia Cândido, a fruta produz energia para enfrentar a o dia a dia, gera vitalidade nas células, cria imunidade física, emocional e mental. "A pitanga ajuda a esclarecer dúvidas, a encontrar saídas e caminhos, a entrar em acordo, ponderar, entender o próximo e buscar o diálogo nas discussões", observa a especialista em Fitoenergética. Em chás, sucos ou in natura, vale a pena acrescentá-la ao cardápio.

  • Pêssego

Fruta bastante cultuada na Antiguidade, especialmente na Pérsia e no Egito. Segundo Virginia, há escritos antigos que associam o pêssego à deusa egípcia Hathor, divindade ligada à feminilidade e à longevidade. Fazer um arranjo com pêssegos ou damascos e flores e colocar no centro da mesa principal da casa garante proteção à família.