Topo

Como Preta Gil, saiba manter o cabelo grisalho saudável e bonito

De Universa

28/05/2020 04h00

"Estou amando e não pretendo pintar", avisa Preta Gil depois de entrar para o time de mulheres que assumiram os cabelos grisalhos durante a quarentena. Sem acesso a salão, a cantora abriu mão da tinta e se surpreendeu com o resultado.

Por mais que a transição de cor seja um processo natural que ocorre pela perda das células produtoras de melanina, é como se as mulheres passassem por um redescobrimento de sua própria imagem quando os fios brancos começam a surgir em grandes quantidades, explica Vanessa Oliveira, hair designer do salão Beleza Fidalga, de São Paulo.

"Algumas se sentem fortes, experientes. Outras preferem manter a imagem antiga com a ajuda das colorações. E há quem opte por uma mudança radical, seja através de mechas, seja adotando uma cor diferente da sua natural".

Frizz: o campeão das reclamações

A textura dos fios brancos é diferente daquela com a qual aprendemos a conviver, é mais grossa. Por causa disso, pode ocorrer a desidratação e o surgimento de frizz. Para driblar a rebeldia, a hair designer aconselha investir em uma alimentação balanceada e a manter a hidratação corporal em dia por meio da ingestão de líquidos.

Além desses cuidados, o segredo é estabelecer uma rotina para os fios através de um cronograma capilar, que alia hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com as necessidades do cabelo. Outra dica da profissional é apostar na umectação, para repor os óleos perdidos pelos fios. Então talvez os fios passem a exigir condicionadores mais poderosos ou a aplicação de máscaras com mais frequência.

Busque referências e inspire-se

O processo de transição para o cabelo grisalho pode ter altos e baixos. A indicação de Vanessa para não desistir do processo é buscar referências que possam servir de inspiração e segui-las nas redes sociais, a fim de acostumar o olhar com os grisalhos, sem estranhamento. Como exemplo de referência, ela cita a modelo e palestrante canadense Maye Musk. E agora Preta pode ser mais uma inspiração.