Topo

Billie Eilish discursa sobre críticas ao seu corpo em vídeo poderoso; veja

De Universa, em São Paulo

27/05/2020 08h40

Billie Eilish liberou no YouTube um vídeo que era exibido durante os shows da turnê "Where Do We Go?", que foi paralisada pela pandemia do novo coronavírus. No impactante trecho, ela surge tirando o casaco e a blusa enquanto afunda em um líquido preto — ao fundo, Billie é ouvida refletindo sobre as críticas e expectativas atreladas ao seu corpo.

"Você me conhece? Realmente me conhece? Você tem opiniões sobre as minhas opiniões, sobre a minha música, sobre o meu corpo. Algumas pessoas odeiam o que eu visto, algumas pessoas elogiam, algumas pessoas usam para criticar os outros, algumas pessoas usam para criticar a mim mesma", começa ela.

Durante os seus primeiros anos sob os holofotes, Billie ficou conhecida por usar roupas largas, que não destacavam o seu corpo. A cantora fez essa escolha, de acordo com suas próprias entrevistas, para evitar a sexualização — também porque era menor de idade, tendo completado 18 anos em dezembro do ano passado.

"Eu sinto vocês me assistindo o tempo todo. Nada do que eu faço passa despercebido. Então, apesar de eu sentir os seus olhares de desaprovação ou o seu suspiro de alívio, se eu vivesse a partir deles eu nunca poderia me mover", continua ela.

Vocês gostariam que eu fosse menor? Mais fraca? Mais suave? Mais alta? Gostariam que eu ficasse quieta? Os meus ombros te provocam? Meus seios? Minha barriga? Meus quadris? O corpo com o qual eu nasci não é aquele que vocês queriam? Se eu uso o que é confortável, não sou uma mulher. Se tiro minha roupa, sou uma vadia. Embora vocês nunca tenham visto o meu corpo, vocês continuam o julgando, e me julgando a partir dele"

"Nós fazemos presunções sobre as pessoas, baseadas no tamanho delas. Decidimos quem elas são, decidimos o quanto elas valem. Se eu visto mais ou menos roupa, quem decide o que isso faz de mim? O meu valor é baseado apenas na sua percepção? Ou será que sua opinião de mim não é minha responsabilidade?", finaliza o vídeo.

Turnê e pandemia

Billie Eilish originalmente passaria pelo Brasil com a sua "Where Do We Go?" no final deste mês, com shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Com a situação da pandemia, no entanto, as apresentações foram adiadas, juntamente com todas as que a popstar faria até setembro.

Durante a crise da covid-19, Billie tem tentado conscientizar os fãs da importância do isolamento social, criticando quando vê seguidores saindo de casa para dar festas ou ir a praias. "Eu tive que perceber que isso não é sobre mim. Você pode passar para pessoas mais fracas", argumentou.