Topo

Rodrigo Cintra explica como disfarçar os fios brancos na quarentena

Preta Gil assume os fios brancos durante a quarentena - Reprodução/Instagram
Preta Gil assume os fios brancos durante a quarentena Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

19/05/2020 04h00Atualizada em 19/05/2020 18h59

São inevitáveis, os fios brancos vão chegar. E quando eles aparecem, a dúvida clássica "será que tenho mesmo que pintar?" virá à tona. A resposta vai depender de cada pessoa, mas, neste momento de isolamento, que muitos fazem reuniões por vídeo online e lives, existem truques simples e eficientes, com produtos e penteados, que ajudam a disfarçar.

Mude o penteado

É uma das formas de esconder os fios brancos. Por exemplo, se você usa uma risca bem marcada e eles estão muito visíveis nessa área, vale experimentar um visual mais bagunçadinho, evitando as linhas compactas e retas. Escolher uma das laterais também aumenta as chances de esconder o problema. Já quem tem fios brancos só no topo, pode se beneficiar de um coque ou rabo de cavalo.

Outro truque é lançar mão do volume no comprimento —mas não na raiz, pois isso evidencia os brancos. Use um CC cream e, ao mesmo tempo que você hidrata os fios, pode dar essa textura, amassando as pontas ou ativando os cachos.

Invista nas maquiagens para cabelo

A máscara de cílios à prova d'água, por exemplo, é uma ótima aliada para esconder os fiozinhos mais aparentes. Basta aplicar uma camada fina, sem exagero, em pontos estratégicos. Não é para pintar os fios. Lembre-se que é algo temporário e, por mais que seja à prova d´água, em locais muito quentes, pode chegar a derreter e estragar o visual. Evite ainda ficar passando as mãos nos fios.

Outra solução é um "batom" próprio para minimizar os brancos. Na hora de usar, penteie o local e passe o batom na raiz, bem rente à cabeça. Ambos os produtos saem facilmente com uma boa lavagem.

Spray com cor

Escolha uma cor próxima à tonalidade do seu cabelo. Proteja o rosto antes de aplicar. Borrife aos poucos e sem exagero. Se, por acaso, você pintar sem querer as mãos ou uma parte do rosto, basta passar um algodão com água. O produto também sai facilmente quando você lavar os fios.

Aposte nos acessórios

Além de estar super em alta, as faixas e os lenços podem disfarçar aqueles branquinhos que ficam bem perto da testa e orelhas. Podemos contar também com a ajuda das tiaras, sejam elas mais enfeitadas ou mais discretas. Detalhe é que elas ajudam a ofuscar os cabelinhos quando os que estão na frente são puxados para trás com o acessório. Outra dica, para ganhar um ar mais natural, é usar o arquinho no meio da cabeça, proporcionando mais movimento e volume.

Máscara tonalizante

Vale a pena ter esse produto em casa, ainda mais porque eles são formulados com vitaminas, minerais e antioxidantes. Não têm a promessa de sumir com os branquinhos, mas minimizam a aparência e ainda ajudam a prolongar a cor do pigmento que está nos fios, dando brilho.

O produto, geralmente sem amônia, possibilita a cobertura dos primeiros fios brancos. Quando os cabelos passam de 30 a 40% de branco, a coloração é fundamental.

Coloração em casa é arriscado

Apesar de o atual momento exigir muita paciência e tranquilidade, ficar em casa gera muitos pensamentos e ideias mirabolantes que são descontadas no cabelo. E, exatamente por isso, devo ressaltar: se você não quer ter um prejuízo com procedimentos realizados no calor do momento, com técnicas desorientadas e produtos duvidosos, espere e aposte nos truques ensinados acima, eles não vão prejudicar a saúde do seu fio e disfarçarão os brancos com mais tranquilidade, pelo menos até tudo voltar ao normal.

Lembre-se de cuidar bem de você e respire antes de realizar qualquer técnica cujo resultado você não tenha certeza. Agora não é o momento de arriscar, mas sim, de ter muita cautela e atenção em tudo que possa prejudicar a integridade do seu fio. Afinal, seu cabelo diz muito sobre você, né? Cuide bem dele, tudo vai passar.