Topo

Vênus está retrógrado em Gêmeos e te convida a rever relações e comunicação

Vênus registrado pela Nasa - buradaki/Getty Images/iStockphoto
Vênus registrado pela Nasa Imagem: buradaki/Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

14/05/2020 04h00

Mais um planeta chega para o time de retrógrados: Vênus. Conhecido por ser o planeta do amor, da beleza e dos relacionamentos, ele exerce influência direta sobre nós por ser considerado um planeta pessoal. Além disso, é um trânsito astrológico de destaque, já que não acontece todo ano como é o caso de Mercúrio, por exemplo.

O movimento de retrogradação acontece quando o planeta, do ponto de vista geocêntrico, aparentemente caminha para trás. "É uma ilusão de óptica celeste, visto que nenhum astro muda de fato seu movimento. No entanto, a astrologia é uma interpretação da linguagem simbólica dos céus e, por isso, cada retrogradação traz uma revisão dos assuntos relacionados ao planeta em questão", explica o astrólogo Fernando Guimarães.

Vênus retrógrado: o que muda em áreas da sua vida

Neste caso, o movimento de Vênus se torna especial, não somente por ser um astro brilhante e visível, por ficar próximo da Terra e do Sol, mas por ser um evento excepcional. Sua retrogradação começou ontem (13), em Gêmeos — signo de ar que rege a comunicação, o comércio, o ensino, o transportes e as informações num geral. Lá ele segue até o dia 26 de junho, onde estaciona mais uma vez para retomar seu movimento direto.

"De 9 de abril para cá, os graus do zodíaco de gêmeos foram germinados por Vênus, que agora serão revistos. Ou seja, o que você sentiu, investiu e colheu desde a primeira semana de abril virão à tona para uma reflexão", diz Fernando. Segundo ele, Vênus tem a regência de dois signos: Touro (terra) e Libra (ar). Um feminino e o outro masculino, respectivamente. Por isso, representa os relacionamentos, os sentimentos e também os pensamentos.

"Traz à tona a importância da justiça, da visão feminina, da estética e da moderação. Reforça a busca por paz e prosperidade mínima na sociedade. Pede mais atenção ao modo com o qual a política é exercida e destaca a cultura, a agricultura, as relações humanas, a economia colaborativa e até a sensualidade", destaca o astrólogo. Portanto, esses serão os assuntos em destaque nas próximas semanas em caráter individual e social.

Tente decifrar seu mapa astral

Segundo o astrólogo, seria interessante ver onde Gêmeos exerce influência em nosso mapa astral e quando transitou por Vênus. Aí teríamos um panorama detalhado de como a retrogradação nos afeta pessoalmente.

Para uma visão geral, os aspectos de Vênus para o Sol de nascimento (signo do aniversário) também pode nos dar uma pequena ideia do que sentiremos a nível pessoal.

"É importante lembrar que vários outros planetas de peso marcam o final do outono e o começo do inverno por suas retrogradações. Portanto, outras áreas da vida e do mapa serão revistas e reformadas ao mesmo tempo. Os signos solares, lunares e ascendentes que mais sentirão estes efeitos são os signos mutáveis: Gêmeo e Sagitário por oposição, e Virgem e Peixes por quadratura", frisa Fernando.

Ele destaca que os signos de fogo — Áries, Leão e Sagitário — terão uma ajuda extra para revisar os assuntos trazidos à tona por Vênus em Gêmeos. Algumas oportunidades, inclusive, podem voltar. Já signos de terra — Touro, Virgem e Capricórnio — e água — Câncer, Escorpião e Peixes — serão mais desafiados nos assuntos de relacionamentos amorosos ou sociais, e também de finanças.

Vênus retrógrado e os signos

Leia abaixo o cenário que será afetado para cada signo na retrogradação de Vênus. Todos passarão por revisão ou mudanças na comunicação!

Áries

Aposte em gastos com lazer. Será importante, neste período, ter mais atenção com documentos, parentes, vizinhos e amigos. Pequenas ou curtas viagens, que você prevê para quando acabar a quarentena, merecem cuidado redobrado.

Touro

Revisão ou mudanças na comunicação e gastos com conforto ou luxo. Para taurinos, a parte mais afetada será a financeira. O apego ao lado material da vida merece ser repensado e é preciso tomar cuidado com investimentos e fontes de renda.

Gêmeos

Revisão ou mudanças na comunicação e gastos pessoais. Saúde, visual e a arte da beleza entram em destaque. O desejo é por mais harmonia nos relacionamentos. Será importante apurar dons artísticos e os prazeres dos cinco sentidos.

Câncer

Revisão ou mudanças na comunicação e gastos com bem-estar. A vontade será por se conectar com seu lado espiritual através de meditações, retiros e até mesmo trabalhos sociais. Dificuldades e desafios são esperados nos setores amoroso e financeiro.

Leão

Preste atenção aos seus gastos com seu círculo social. Grupos que tenham os mesmos princípios podem trazer interesse e exigir investimento financeiro. Pessoas influentes ajudarão a conquistar objetivos pessoais.

Virgem

Revisão ou mudanças na comunicação e gastos com o que proporciona sucesso profissional. Os desafios acontecem com as figuras de autoridade de uma maneira geral; chefes, sogros, parentes, professores e até mesmo políticos.

Libra

É hora de mudar a comunicação e entender o quanto você poderá gastar com viagens longas pós-pandemia. O contato com o exterior estará em destaque, assim como esportes, cultura e vida acadêmica. Você estará se questionando mais sobre sentido da vida. Política, filosofia e religião são assuntos em alta.

Escorpião

Além da revisão na comunicação, fique atento a investimentos em contas conjuntas, heranças impostas, funerais ou sociedades comerciais. Assuntos de ordem mística atraem.

Sagitário

Olhe para seus gastos com parcerias. Podem ser uniões de ordem comercial, profissional ou amorosa, mas também disputas legais em contratos.

Capricórnio

Revisão ou mudanças na comunicação e gastos com saúde. Em destaque ficam os animais domésticos, os colegas do trabalho e seus auxiliares. Há mais inclinação para cuidar do próprio visual neste período.

Aquário

São previstas mudanças (ou uma olhada mais atenta) nos gastos com prazeres. Romances, expressão artística, jogos de azar funções sociais e afetivas: tudo isso chama sua atenção. Filhos ou crianças conhecidas em destaque.

Peixes

Revisão ou mudanças na comunicação e gastos no lar, com a família ou bens imóveis. Em alta, o conforto no lar e a decoração. Memórias de infância e curiosidade sobre as origens de sua família marcam presença neste período.