Vagina poderosa! Como pompoarismo pode melhorar sua vida - e não só no sexo

Técnica milenar criada na Índia e aperfeiçoada na Tailândia, o pompoarismo conquistou o Ocidente nos anos 1940, com os estudos do ginecologista americano Arnold Kegel (1894-1981) sobre o funcionamento do assoalho pélvico.

Ele desenvolveu uma série de exercícios para fortalecer a musculatura vaginal com o intuito de prevenir e até mesmo corrigir a flacidez local, garantindo mais prazer no sexo e menor risco de problemas como incontinência urinária.

De maneira resumida, o pompoarismo consiste em contrair e relaxar o músculo pubococcígeo, responsável por sustentar a bexiga, a uretra, o útero e o reto, e deve ser feito sob a orientação de um ginecologista e/ou fisioterapeuta pélvico.

Prática simples

Com ou sem acessórios, como os cones vaginais e as bolinhas Ben Wa, a prática é extremamente benéfica para a vagina e para a vida sexual. Afinal, se o músculo da vagina ficar o tempo todo em repouso, menos na hora do sexo, ele perde rigidez, fazendo com que a mulher tenha mais dificuldade em se lubrificar e sentir prazer.

Para começar, a dica é praticar 15 minutos de pompoarismo por dia. Como?

Basta contrair a vagina por seis segundos, tomando cuidado para que músculos de glúteos, coxa e abdômen não se contraiam também.

Passados os seis segundos, é hora de relaxar a musculatura por mais seis. Repita essa sequência dez vezes.

Depois, inicie contrações curtas: mantenha a musculatura contraída por um segundo e relaxe. Repita 15 vezes para exercitar.

Continua após a publicidade

E, para desmistificar a prática, Universa preparou um guia completo com todos os benefícios do pompoarismo. Vem ver!

Benefícios do pompoarismo para a vida sexual

  • Diminui a flacidez vaginal

Uma vagina flácida tem dificuldade de sentir o atrito com pênis na hora da penetração. Além disso, a flacidez é uma das causadoras dos flatos vaginais durante o sexo. Acontece, principalmente, com mulheres que entraram na menopausa, quando os músculos estão naturalmente menos rígidos.

O pompoarismo tonifica a musculatura de toda a vagina, aumentando o contato entre ela e o pênis e tornando a relação sexual mais prazerosa.

  • Fica mais apertada
Continua após a publicidade

Ao aumentar e melhorar a qualidade muscular, a mulher ganha força para conseguir apertar o pênis do parceiro ao contrair a vagina, o que dá a sensação de ela ser mais apertada.

Além disso, o orgasmo feminino se torna fisicamente prazeroso para o homem. Afinal, quando a mulher goza, a vagina contrai e vibra no pênis do parceiro com mais intensidade.

  • Orgasmos mais intensos

O aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica é elevado, o que aumenta a sensibilidade local. O controle da musculatura do assoalho pélvico permite à mulher realizar movimentos que intensificam as contrações vaginais e, de quebra, aumentam a fricção entre as genitálias, potencializando as sensações de prazer.

  • Alívio da dor na hora da penetração

Ajuda a quem sofre com os incômodos causados por doenças como vaginismo ou dispareunia. Isso acontece porque o trabalho contínuo da musculatura pélvica a deixa mais flexível, facilitando a introdução do pênis.

Continua após a publicidade
Com o aumento do fluxo de sangue, a área do assoalho pélvico ganha irrigação extra
Com o aumento do fluxo de sangue, a área do assoalho pélvico ganha irrigação extra Imagem: Deon Black/Pexels
  • A ejaculação do parceiro pode ser retardada

Sim, pela mulher! Como? Simples: como quem pratica pompoarismo se torna apta a controlar os movimentos da vagina ao redor do pênis - apertando, expelindo e até massageando -, consegue parar toda a "ação" ao perceber que o homem está prestes a explodir de tesão.

  • Aumento da lubrificação e da libido

Com o aumento do fluxo de sangue, a área do assoalho pélvico ganha irrigação extra. Além disso, as Glândulas de Bartholin são afetadas positivamente, estimulando a lubrificação vaginal na hora do sexo. As contrações dos exercícios de pompoarismo permitem uma maior liberação de estrogênio, o que interfere diretamente no desejo sexual.

  • Movimentos são gostosos para o parceiro
Continua após a publicidade

Embora o prazer masculino não deva ser encarado com a principal finalidade do pompoarismo, não dá para negar que as contrações femininas na hora H podem provocar mesmo um êxtase incrível. Chupitar, que consiste em "simular" o ato de chupar uma chupeta com a vagina; travar, que significa "prender" o pênis com a força da musculatura, e expulsar a extensão do dito-cujo, concentrando a atenção na glande, são alguns "truques" possíveis.

Benefícios do pompoarismo para a saúde

  • Redução das cólicas menstruais

As contrações involuntárias do útero para expulsar a camada interna que não recebeu o óvulo fecundado produzem dor incapacitante para muitas mulheres, mas podem ser atenuadas com os exercícios do pompoarismo. A eliminação de sangue, para algumas, também se torna mais acelerada, diminuindo os dias de desconforto.

  • Diminuição dos sintomas da menopausa

A secura vaginal devido à diminuição da lubrificação típica dessa fase é um contratempo que afeta as mulheres e, obviamente, provoca desconforto durante o sexo. A melhora na circulação local ajuda a enfrentar essas dificuldades.

Continua após a publicidade
  • Parto e pós-parto mais confortáveis

O fortalecimento da musculatura ajuda no momento das contrações, fazendo com que o bebê saia com mais facilidade durante o parto normal. O período do pós-parto também é atravessado com mais leveza e menos dores.

O pompoarismo pode ser praticado com ou sem acessórios, como os cones vaginais e as bolinhas Ben Wa
O pompoarismo pode ser praticado com ou sem acessórios, como os cones vaginais e as bolinhas Ben Wa Imagem: Anna Shvets/Pexels
  • Intestino funcionando melhor

A técnica estimula o trânsito intestinal seja estimulado, tanto pelo movimento em si quanto por aumentar a irrigação local, combatendo fezes ressecadas e prisão de ventre.

  • Prevenção da incontinência urinária
Continua após a publicidade

Com o assoalho pélvico fortalecido, a incontinência urinária causada pela flacidez dos músculos devido à idade ou à gravidez é evitada. Outro problema que pode ser combatido com o pompoarismo é a "bexiga caída" (prolapso genital).

  • Combate à anorgasmia

A dificuldade de obter orgasmo, independente do estímulo, é um mal que atinge diversas mulheres e que precisa ser olhado com carinho. Além de seguir as orientações do ginecologista e/ou de um terapeuta sexual, praticar pompoarismo pode ajudar no tratamento do problema, devido às estimulações nervosas localizadas.

Benefícios do pompoarismo para a autoestima

  • Empoderamento

A prometida facilidade em chegar ao orgasmo tem um impacto positivo na sexualidade e na autoafirmação femininas. Inclusive, praticantes de níveis avançados de pompoarismo costumam relatar que conseguem chegar ao clímax sozinhas, somente contraindo e relaxando os músculos.

Continua após a publicidade
  • Autoconfiança e consciência corporal

Além de desvendar como funciona a própria anatomia, praticantes de pompoarismo se sentem mais seguras e confiantes em relação ao sexo.

Fontes: Caroline Alexandra Pereira, ginecologista e obstetra; Cátia Damasceno, especialista em sexualidade e ginástica íntima e criadora do site Mulheres Bem Resolvidas; Fernanda Pauliv, consultora e palestrante de sensualidade de Curitiba (PR); e Márcia Oliveira, fisioterapeuta e especialista em sexualidade.

*Com matérias publicadas em 09/05/2020 e 22/04/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes