Topo

Médica infectologista é homenageada e vira personagem da Turma da Mônica

Médica infectologista Ho Yeh Li é homenageada pela série Donas da Rua, da Maurício de Sousa Produções - Divulgação
Médica infectologista Ho Yeh Li é homenageada pela série Donas da Rua, da Maurício de Sousa Produções Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 09h49

A médica Ho Yeh Li foi transformada em personagem da Turma da Mônica, em uma homenagem da Maurício de Sousa Produções (MSP). O tributo faz parte do projeto Donas da Rua, iniciativa da MSP que conta com o apoio institucional da ONU Mulheres e demonstra o compromisso da empresa do cartunista Maurício de Sousa como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Nascida em Taiwan, Ho Yeh Li veio para o Brasil em 1983, onde se naturalizou e cursou medicina na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas em São Paulo.

Em fevereiro deste ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, a médica foi escolhida pelo Ministério da Saúde para coordenar a missão de repatriação de 34 brasileiros que estava em Wuhan, cidade chinesa à época considerada o epicentro da covid-19.

Além de ser a única infectologista na missão, Ho é considerada ainda uma das mais conceituadas especialistas do Brasil na área, sendo referência ainda no tratamento da febre amarela. Desta forma, tornou-se a primeira mulher da área da saúde homenageada pela Maurício de Sousa Produções, interpretada pela médica Keika.

Para Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, o protagonismo das mulheres no combate ao coronavírus vale destaque. "A exemplo da Ho Yeh Li, o papel das mulheres na ciência é muito forte, mas pouco evidenciado. Nosso papel é apresentá-las às meninas para que se sintam motivadas e inspiradas", argumentou.

De acordo com dados do IBGE, as mulheres correspondem a 65% dos mais de seis milhões de profissionais de saúde no Brasil, incluindo setores público e privado, em atividades diretas e indiretas. No projeto da MSP, a área Donas da Rua da Ciência quer resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com ações.