Topo

Franja sem manutenção? Rodrigo Cintra dá 6 dicas para dar um up no visual

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

05/05/2020 04h00

Em plena quarentena, como manter a franja em dia sem os salões abertos? Se você não quer apostar em um corte de alto risco feito em casa, é possível disfarçar o crescimento. A franja, além de reforçar sua personalidade, conta com diferentes estilos de cortes, como os mais caidinhos na testa, todo reto, desfiado, mais compacto ou comprido nas laterais.

Por mais que pareça fácil aparar ou cortá-la, adianto: não é. Toda vez que você vai ao salão, o profissional estuda seu rosto, a textura dos seus fios e até mesmo o caimento do seu cabelo. E tem mais: ele pode usar uma determinada elevação antes de cortar, para deixar aquele caimento maravilhoso, e a tesoura de salão é específica para este fim. O problema de cortar a franja em casa é que ela pode não combinar com você, ficar torta e muito curta. Se chegar nesse ponto, não tem o que fazer a não ser esperar crescer.

Por isso, eu te ajudo nesse momento em que corte em salão está fora dos planos.


Estilize para lateral

Se a franja está incomodando a sua visão, não hesite em jogá-la para o lado. O visual na lateral, inclusive, combina com rostos mais arredondados, proporcionando mais harmonização, como é o caso de Selena Gomez. Para estilizar é muito simples, com uma escova raquete, empurre o cabelo para baixo e para a esquerda, e depois para baixo e para a direita, e para frente e para trás, esses movimentos vão ajudar a deixá-la mais leve. Molde com a cera para a lateral. Lembre-se de aplicar pouca quantidade do produto no caimento natural do seu cabelo. Por fim, passe um jato de ar frio.

Aposte nos acessórios

Se a sua franja está em um comprimento indesejado, os acessórios podem ser seu maior aliado para manter o visual em dia. Presilhas, grampos e tiaras são ótimos para domar os fios e criar penteados, desde os mais descolados até os mais clássicos. Seja criativa como a youtuber Nah Cardoso e invista em novos looks, contando com a ajuda de lenços e faixas, mais ou menos discretos, como sua personalidade pedir.

Que tal um look produzido?

Os penteados, como a trança, conferem um toque especial para quem quer disfarçar a franja. Para aderir ao look de uma forma estilosa, faça a trança começando com os fios da franja e vá alimentando com o cabelo da lateral ou do topo. Outra versão, mais natural, como a da modelo Isabeli Fontana, é trançar a franja e deixá-la mais soltinha no comprimento. Prenda as pontas com elástico encapado, para não danificar os fios.

Vale investir ainda nas mechas torcidas e presas nas laterais ou no topo. Se a franja estiver mais comprida, você pode pegá-la em sua totalidade, torcer e prender. Caso seja mais curtinha, divida em duas partes e torça uma para cada lado. Prenda. Finalize com spray fixador ou gel.

CC Cream para minimizar o frizz

Sua franja, além de estar sem a devida manutenção, fica com frizz? Isso é fácil de resolver. Enrolar em um bob, por alguns minutinhos, pode ser uma boa opção, pois ele vai deixar os fios mais uniformes. Outra opção é aplicar um CC Cream logo após o banho e ajeitar os fios com os dedos - evite passar a mão no cabelo toda hora. Caso o problema ainda persista, lance mão de um acessório, como as headbands ou os grampos.

Invista no bagunçadinho!

Para disfarçar as irregularidades, os fios mais bagunçadinhos, conhecidos como messy, são incríveis e ainda estão super em alta. O efeito podrinho é fácil de fazer e só vai precisar um elemento: o spray de sal. O produto é indicado para as mulheres que desejam uma franja e um cabelo mais natural e modelado, como da atriz Vitória Strada. Lembre-se: não exagere na quantidade, o uso demasiado pode causar ressecamento.

Secador é o aliado

Coloque uma escova redonda larga embaixo da franja, movimentando-a para baixo enquanto passa o secador com ar quente. Lembre-se de aplicar um protetor térmico antes, para evitar danos aos fios e dê uma distância de 15 centímetros do bocal do secador. Finalize com um jato de ar frio. Essa é outra forma de domar os fios mais rebeldes e manter o corte.