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Mulheres da saúde viram capa de revista mexicana: 'verdadeiras influencers'

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 20h12

A capa de maio da edição latino-americana da revista Marie Claire, impressa no México, traz na capa uma profissional de saúde com o rosto marcado pelo uso de equipamento de proteção individual (EPI). A escolha é uma homenagem a trabalhadoras da área durante a pandemia do novo coronavírus.

Na primeira página, a publicação destaca "as verdadeiras influencers" e diz: "a resiliência tem o rosto de mulher". Em texto no site da revista, a editora-chefe Kira Alvarez lembrou os desafios que as mulheres enfrentam durante as medidas de isolamento.

"Isolamento, fadiga, multitarefa, medo do desconhecido, luta para se manter saudável (até mentalmente), pular refeições e banhos, lágrimas por falta de sono seguidamente por episódios de ansiedade, acreditando que você falha todos os dias, todo mundo pergunta sobre o bebê e ninguém pergunta sobre a mãe", escreveu.

"A quarentena da covid-19 é muito parecida com o pós-parto. As semanas de autoisolamento — completamente a sós — com meu menino de um ano e meio, são uma lembrança fiel de quando nos conhecemos. E continuamos novamente", acrescentou, direcionando-se às leitoras da publicação.

"A babá deixou de estar com sua família, meu namorado está preso nas fronteiras fechadas da Tanzânia depois de completar uma missão dos Médicos Sem Fronteiras; enquanto isso, nossas famílias passam a contingência em suas casas."

Apesar do cenário que enfrenta, Kira Alvarez reconheceu estar em uma posição privilegiada. E, por isso, decidiu homenagear profissionais da área da saúde na capa da Marie Claire de maio.

"Depois das reclamações, tenho vergonha de falar por meu privilégio sobre uma crise que não castiga da mesma maneira, mesmo que seja um vírus que infecta igualmente", descreveu, apontando os casos de contágio da covid-19 como "uma pandemia que, de repente, removeu a relevância do que não merece, para dar lugar às verdadeiras influencers".

"Estas são nossas influenciadoras, as mulheres que proveem, que cuidam, que arregaçam as mangas, que não se encolhem... Para elas, para você, nossa edição. Hoje, mais do que nunca, acreditamos que a resiliência tem o rosto de uma mulher", concluiu.