Topo

Alanis Morissette diz: 'Quase todas mulheres da música já foram assediadas'

Alanis Morissette no The Sunday Times - Reprodução/Instagram
Alanis Morissette no The Sunday Times Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

29/04/2020 14h24

Alanis Morissette falou sobre sua carreira e fez um desabafo a respeito das experiências das mulheres na indústria da música, em entrevista para o jornal britânico The Sunday Times. Segundo ela, a maioria das artistas desta área já foram "agredidas, assediadas e estupradas".

A cantora canadense citou o movimento #MeToo, que ganhou força em 2017 entre os profissionais ligados ao cinema depois das denúncias contra o produtor Harvey Weinstein e afirmou que o problema é muito maior na música.

"Isso nem começou na indústria da música. Quase todas as mulheres na indústria da música foram agredidas, assediadas e estupradas. É onipresente - até mais na música do que filme", disse Alanis.

"Sexo, drogas e rock'n'roll? Por definição, é grosseiro, suado e agressivo. Mas é apenas uma questão de tempo até que tenha sua própria explosão de histórias", completou.

O álbum de estreia da cantora "Jagged Little Pill" completa 25 anos em junho. Para a publicação, ela fez uma na análise e disse que a "raiva feminina" exibida no álbum é agora mais necessária do que nunca.

"A raiva feminina é tão ruim, mas faz parte de ser humano. Não dando um soco na cara de alguém, mas a raiva canalizada para o ativismo ou elevar sua voz, dizer não, proteger os filhos ou ser feminista", declarou.

Ela ainda contou sobre ter sido vítima de abusos a partir dos três anos de idade e se ressaltou a importância de as mulheres exporem o que sofreram ao citar o estigma por trás da "espera" de se abrir.

"Primeiro, elas não esperaram. Segundo, elas enfrentam a ameaça de perder seu emprego, reputação ou não acreditarem. Na melhor das hipóteses, é varrida para debaixo do tapete, na pior das hipóteses você é advertido ou demitido", disse.