Topo

Coronavírus tira Saint Laurent da Semana de Moda de Paris em 2020

Desfile da coleção de outono/inverno da Saint Laurent na Semana de Moda de Paris - Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
Desfile da coleção de outono/inverno da Saint Laurent na Semana de Moda de Paris Imagem: Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images

De Universa, em São Paulo

27/04/2020 19h27

A pandemia do novo coronavírus fez a Saint Laurent repensar sua participação na Semana de Moda de Paris em 2020. Em vez de se apresentar no line-up do "verão 2021" em setembro deste ano, a grife optou por fazer apresentações exclusivas, que seguirão o ritmo do trabalho do diretor criativo Anthony Vaccarello.

"Consciente das atuais circunstâncias e das ondas de mudança radical, a Saint Laurent decidiu assumir o controle de seu próprio ritmo e reformular seu calendário", anunciou a grife hoje. "Agora, mais do que nunca, a marca vai liderar seu próprio ritmo, valorizar o valor do tempo e se conectar com as pessoas globalmente".

"Com esta estratégia, a Saint Laurent não vai apresentar suas coleções em nenhum dos eventos previstos para 2020. A Saint Laurent fará seu próprio calendário e lançará suas coleções seguindo um plano de perspectiva atualizada e guiado pela criatividade", completou a Saint Laurent em nota.

O WWD publicou uma entrevista com Anthony. Os dois tiveram a oportunidade de esclarecer o que motivou esta mudança, já que a Semana de Moda de Paris só será iniciada em setembro — mês em que as autoridades francesas acreditam que a ameaça da covid-19 será menor.

"Não se trata de contrariar as autoridades. É sobre permanecermos positivos, não passivos. Nós sabemos há anos que algo tem de mudar. A hora é agora. Há um bom motivo para não seguir um calendário criado há anos, quando tudo era completamente diferente. Eu não quero apressar uma coleção só porque há um prazo. Quero apresentá-la quando eu estiver pronto", disse Anthony.

"A pandemia da covid-19 nos forcou a mudar completamente os nossos hábitos, nossos comportamentos e interações com outras pessoas. Tem tido um impacto violento. Nossa decisão de não ser parte de um calendário predefinido mostra nosso desejo de reconhecer a importância do nosso tempo, das nossas vidas", concluiu.