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Respiração, meditação e até cristais: dicas para ter o foco no home office

Dicas "zen" para manter a produtividade no home office - iStock
Dicas "zen" para manter a produtividade no home office Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

23/04/2020 04h00

Em tempos de novas (e não tão boas) notícias a toda hora, basta aparecer alguma novidade no noticiário para o foco no trabalho descer ralo abaixo. Por conta do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão trabalhando no esquema de home office. Nessa situação, então, manter a concentração tem se mostrado um desafio absurdo.

Nessas horas, alguns recursos podem ser bem úteis para fazer a mente voltar ao lugar e focar nas tarefas profissionais. Listamos, a seguir, 7 maneiras que prometem ser bem eficientes.

7 maneiras de retomar a atenção e aumentar a produtividade no home office

1. Respiração

A terapeuta holística Virginia Gaia ensina dois exercícios respiratórios, que atuam na concentração. Um ajuda a ter calma e olhar para detalhes, enquanto o outro carrega baterias e ajuda a focar em resultados. No início do dia, Virginia recomenda os passos para estimular o corpo e a criatividade e aumentar o nível de energia. Para tanto, feche os olhos e mentalize uma luz laranja entrando pelas narinas. Inspire profundamente até encher os pulmões e solte até esvaziá-los completamente. "A respiração pode ser mais rápida, contando-se até dois ou três e soltando o ar no mesmo tempo", ensina a terapeuta.

O segundo exercício, para conter a ansiedade e estimular a concentração, pode ser feito em qualquer momento do dia, bem como no fim das atividades: feche os olhos e mentalize uma luz azul clara na região da garganta. "Respire contando até quatro, enchendo os pulmões ao máximo. Solte também em quatro tempos, esvaziando os pulmões ao máximo", recomenda Virginia.

2. Meditação

A meditação também é alternativa para manter o autocontrole, clareza mental, foco e produtividade. O psicoterapeuta Carlos Florêncio ensina exercício para esvaziar a mente e alcançar paz.

Primeiro, estabeleça tempo e rotina para não dispersar dos objetivos. Sente-se em uma cadeira, mantenha a cabeça mirando o horizonte e feche os olhos. Com as palmas voltadas para cima e sobre as pernas, conecte-se com o espaço e tempo atuais. Faça três respirações profundas e tranquilas.

"Ao inspirar, sorria para você e para o seu mundo, sinta a vida. Para cessar a mente, vire os seus olhos para cima, como se estivesse tentando ver o topo da sua testa, sem forçar. Note que a sua mente não vai conseguir pensar", diz o psicoterapeuta. Feche os olhos e atinja o silêncio mental.

Carlos continua: "Imagine um raio de luz branca descendo acima da cabeça. Ela vai ativar, no centro do seu cérebro, um sol de luz azul marinho anil e brilhante". Sinta toda a estrutura do corpo no controle do seu ser, a partir desse centro.

Vislumbre esse sol abrindo um ponto entre as sobrancelhas, permitindo ver o horizonte à frente. "Concentre nesse centro que representa a capacidade de unir as polaridades dos olhos em um só ponto, conhecido como terceira visão. Ao concentrar-se nele, sinta que projeta toda a sua força de criação, motivação e vontade de realização no seu trabalho", orienta Carlos

Repita mentalmente: "Eu sou o foco, o controle, o domínio e a liderança do meu ser. Eu sou o poder de realização". Depois, deixe o raio de luz branca descer até a boca do seu estômago, no centro do plexo-solar. Visualize nessa região um sol de luz amarela. "Sinta que você é o sol da sua vida e que essa luz da inteligência que traz clareza", segue o terapeuta.

Por fim, mentalize o sol azul marinho anil (faz estar no controle do seu universo) unido ao sol de luz amarela (faz estar no centro da sua vida na terra). Repita: "Do centro do meu eu, estou no centro do meu universo. Eu sou a ordem e a disciplina, o foco e a realização. Eu estou em paz e permito que a inspiração, intuição e clareza se estabeleça em todo o meu ser".

3. Óleos essenciais

Para resgatar o foco e a concentração, vale apostar nas essências: cardamomo e hortelã-pimenta (ambas despertam a mente), eucalipto citriodora, limão (traz direcionamento e clareza), alecrim e eucalipto globulus (é estimulante mental).

Podem ser diluídas em óleos carreadores (como óleo mineral, de amêndoas doces ou sementes de uva) ou em difusores de ambiente. "Até o ato de destampar o frasco e sentir o perfume já ativa o sistema límbico, atuando na memória olfativa e enviando mensagens que regulam o cérebro", afirma Fabíola Cota, professora do curso Aromaterapia Prática, do Astrocentro.

4. Cristais

Manter uma sodalita sobre a mesa de trabalho é bastante recomendado, já que o cristal ajuda na concentração e estimula a assimilação de informações, segundo o oraculista e bruxo Brendan Orin, do Astrocentro. Enquanto isso, o quartzo azul é capaz de silenciar pensamentos, deixando a mente livre para o trabalho.

4. Automassagem

Os dedos dos pés representam a cabeça e o pescoço, segundo a Reflexologia Thai. Ao pressionar determinados pontos, ocorre uma "conversa" com o sistema nervoso central. "O toque transmite confiança e, ao recebermos essa confiança, o foco e a concentração ficam mais fortes", explica o terapeuta Marcos Yshida, do Kurma Spa.

Faça assim: coloque uma perna sobre a outra e, com ambas as mãos, aperte e solte o pé 3 vezes. Durante toda a automassagem, mantenha a respiração tranquila e realize toques sutis, com movimento suaves e delicados.

Segure os dedos e gire o pé no sentido horário e anti-horário. Com os dedos das mãos (polegar por baixo e indicador por cima), faça movimentos em círculos no polegar do pé, em cada um dos seguintes pontos: 1) base do dedo, 2) articulação (a dobrinha) e polpa do hálux (parte superior). Gire a parte de cima do dedo em sentido horário, duas a três vezes. Dê um apertão na ponta, passe para o dedo ao lado e refaça os movimentos até repetir em todos.

"Após concluir, feche a mão e dê pancadinhas nos dedos e em todo o pé. Deve vibrar para ativar as energias", observa Marcos. Inverta as pernas e repita a sequência no outro pé. Por fim, apoie ambos os pés no chão e fique em pé, sentindo o bem-estar alcançado.

5. Banhos

A conhecida hortelã favorece a concentração e promete limpar a mente. Preparar um banho com a erva é fácil: ferva 1 litro de água e, quando levantar fervura, desligue e coloque 2 ramos de hortelã. Deixe descansar por 10 minutos, coe e, depois de um banho tradicional, jogue a mistura (morna) da cabeça aos pés, fazendo todo o corpo entrar em contato com a água.

Se o problema é controlar a ansiedade, erva-cidreira e camomila são ótimas. Um banho parecido ao de hortelã pode ser preparado com uma ou outra ou com as duas combinadas, de acordo com Brendan Orin, do Astrocentro.

7. Plantas

Além de decorar ambientes, elas também purificam o ar, aumentam a umidade e deixam quem está por perto mais produtivo e focado, como afirma Rodrigo Castelucio, expert em terrários do Jardim Terra Molhada

De acordo com ele, exemplos de melhores plantas para ter dentro de casa são: espada-de-são-jorge, lança-de-são-jorge, antúrio, lírio-da-paz, jiboia, cacto e suculenta. "Até as plantas em vidros fechados nos trazem benefícios, favorecendo a criatividade, diminuindo o estresse e estimulando a produtividade", afirma Rodrigo.


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