Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Como perfil de Babu: por que chamar mulher negra de "mucama" é ofensivo?

Thelma foi alvo de fala racista no Twitter - Reprodução/TV Globo
Thelma foi alvo de fala racista no Twitter Imagem: Reprodução/TV Globo

Nathália Geraldo

De Universa

23/04/2020 18h56

O termo "mucama" — usado para definir mulheres negras escravizadas que ajudavam "nos serviços caseiros, para acompanhar pessoas da família ou para servir de ama de leite; camba", como define o dicionário Michaelis — foi usado pelos administradores do perfil de Babu Santana, participante do BBB, que é negro, em um texto para adjetivar a participante Thelma de Assis, também negra.

O texto compartilhado pelo perfil do ator no Twitter fazia referência à trajetória do ator no BBB e afirmava que toda "fada sensata tem uma mucama para lhe servir", em relação à amizade de Thelma com Rafa Kalimann e Manu Gavassi, que são brancas.

Mucamas, historicamente, eram as negras escravizadas que ficavam mais perto da família central dentro do sistema escravagista no Brasil — não à toa, o histórico dessas figuras também é ligado a abusos sexuais de seus patrões. Por essa razão, "mucama" é uma das expressões racistas que devem ser retiradas do nosso vocabulário.

O uso do termo gerou críticas, especialmente daqueles mais atentos à construção do estereótipo que cerca as mulheres negras — que, devido ao ranço histórico da escravidão brasileira, ainda são vistas como "quem deve servir" e se manter em condição subalterna em relação a pessoas brancas.

A historiadora e escritora Larissa Moreira afirma que referenciar como mucama também desumaniza a mulher negra. "É uma perspectiva histórica de uma violência tremenda. Apesar de o termo ter passado por uma romantização, graças ao autor Gilberto Freyre, é uma alegoria que passa tanto pela questão de gênero quanto pelo racismo. No caso da Thelma, é como se ela não tivesse subjetividade para escolher com quais pessoas quer se relacionar no reality", aponta.

Larissa explica ainda que a mucama não era, portanto, "a preferida" do senhor, como a história tenta nos contar. "Ela servia ao domínio patriarcal, era passível de estupros, sofria com o ódio da senhora. Tudo isso sendo explorada em um ambiente doméstico", afirma.

Com tom de crítica, os usuários da mesma rede social também subiram as expressões "Thelma merece respeito" e "Thelma de Mucama". O perfil de Babu se posicionou pedindo desculpa pelo erro.

Posicionamento do perfil

Entre as reclamações, foi lembrado que o perfil de Babu havia repudiado o uso de falas racistas entre as torcidas dos participantes do reality e, especificamente, da palavra "mucama".

Nesta quinta, o perfil se manifestou em uma sequência de tweets, pedindo desculpa pelo texto:

"Galera, sempre usamos textos e tweets para criar conteúdo para vocês, dessa vez, não nos atentamos aos termos usados e sim no contexto do texto como um todo, que explicou bem a trajetória do Babu no BBB. No mais, estaremos sempre abertos ao diálogo e a aprender mais. Aqui não tem estagiário, nem agência, tem um coletivo formado por amigos do Babu, dispostos a ajudar sempre.

Postamos um conteúdo que continha um estereótipo desumanizador de mulheres negras e lamentamos profundamente por isso. Erramos. Sentimos muito".

Os administradores ainda publicaram uma nota em que informam que a pessoa que compartilhou o texto foi afastada da equipe.