Topo

Você usa anel em que dedo? Expert em leitura de mão dá dicas para escolha

Além de estilo, anel pode representar muito da personalidade de quem usa - wundervisuals/Getty Images
Além de estilo, anel pode representar muito da personalidade de quem usa Imagem: wundervisuals/Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

21/04/2020 04h00

Para além das linhas que temos desenhadas em cada palma da mão, outras partes dela são importantes para analisar nossa personalidade. Os dedos, por exemplo, também "falam" sobre a nossa relação com o mundo exterior.

A arte de ler as mãos, é fato, é milenar e atribuída à cultura cigana. Mas há, até hoje, leitores de mãos e estudiosos do assunto. É o caso de Mayra Portela, bruxa e criadora do Templo Alquímico, em São Paulo, que afirma que uma de suas principais técnicas de trabalho e de ensino é a quirologia, ou seja, o estudo das mãos.

Análise dos dedos: o que eles dizem sobre nossa personalidade

Mayra explica que os dedos podem ser analisados por formato, distância entre as linhas presentes nas falanges, digitais e até mesmo o formato das unhas. "Essas características, somadas à interpretação da palma das mãos, fornecem preciosas informações sobre a personalidade, regência espiritual, missão de vida e tendências futuras da pessoa".

Segundo a bruxa, cada um de nossos dedos possui uma regência diferente e por isso a técnica utilizada por ela é chamada de Quirologia Alquímica Terapêutica, justamente porque as correspondências são sempre relacionadas a planetas, signos e elementos assim como a astrologia. "Inclusive, a quirologia é considerada uma espécie de 'astrologia física', ou 'astrologia do corpo', 'o céu em nossas mãos'", revela.

Dentro disso, cada dedo representa um planeta e um elemento. Por isso, quando observamos a forma como utilizamos anéis podemos compreender simbolicamente o que estamos tentando (conscientemente ou não) atrair ou focar em nossa vida.

Ou seja, além de descobrir o que a mania de usar acessórios sempre nos mesmos dedos pode simbolizar, é possível atrair para a própria vida determinadas energias propositalmente.

Escolher anéis: amuletos e símbolos de poder

Sabendo isso, Mayra conta que podemos escolher em qual dedo usar anéis como amuletos, com cristais e símbolos de poder. "Esse uso serve para reforçar, amenizar ou harmonizar as características presentes na interpretação de cada dedo. Para tal, é sempre importante estudar os cristais, símbolos e metais para relacioná-los com a temática de cada um deles", frisa.

Entenda o que colocar o anel em cada dedo representa.

Dedo indicador

"Este dedo é regido pelo planeta Júpiter e pelo elemento fogo. É nosso 'mago interior', pois é o dedo que as bruxas e magos utilizam para traçar símbolos na ausência de uma varinha, é o aspecto em nós que manipula energias. Através dele direcionamos nossa energia e vontade, confiamos em nossos dons e resgatamos nossa força de iniciativa. Também fala sobre capacidade de tomar decisões e de acreditar em nossos potenciais."

Dedo médio

"É regido pelo planeta Saturno e pelo elemento ar. É nosso 'eremita interior', rege nossa conexão com nossos ideais e nossa ética pessoal, além de mostrar o quanto de fato nossas ações no mundo prático refletem ou não estes ideais. Representa nossa capacidade para concretizar sonhos, nossa força de trabalho e disciplina. Esse dedo revela nossa capacidade de elaboração e aprendizado, tanto de conteúdos teóricos quanto de nossas experiências de vida."

Dedo anelar

"É regido pelo Sol e pelo elemento água. Nosso 'artista interior', rege a relação eu com o outro. Nossa relação com os outros nos mostra sobre nossa estima e capacidade de doação, mas também revela muito sobre nosso senso de propósito e capacidade de impor limites. Fala sobre criatividade psicológica e mostra se conseguimos resolver nossos problemas. Habilidade de transformar e elaborar sentimentos através da arte."

Dedo mínimo

"É regido por Mercúrio e pelo elemento terra. Nosso 'negociante interior', rege nossa capacidade de comunicação e a flexibilidade de nos comunicarmos com os mais diversos perfis. Representa um aspecto que sabe dar um jeitinho para resolver os problemas concretos, então também fala sobre como lidamos com o dinheiro. Podemos, através desse dedo, perceber questões relativas a consciência corporal e saúde."

Polegar

"O Dedo de Deus representa nossa quintessência divina, revelando tanto sobre nosso caráter quanto sobre nossas mais profundas disposições instintivas. Representa a forma como elaboramos nossos impulsos mais primordiais. Este dedo pode reforçar, de acordo com seu formato ou sinais, qualquer um dos quatro elementos. Traz uma pista valiosa sobre o tipo geral da personalidade do consulente."

O que mais observar?

Todos os detalhes são essenciais para a leitura das mãos. Cada pequena linha ou sinal terá um significado dentro da quirologia. Mayra também destaca que o simples fato de ter um dedo em tamanho notavelmente maior que os outros indica que as características regentes por aquele membro estão em destaque na personalidade.

Além disso, para a Quirologia Alquímica, existe diferença entre a interpretação da mão esquerda e da direita de acordo com a pessoa. "Chamamos de mão dominante a nossa mão mais ativa, com a qual escrevemos. Portanto, a outra mão é chamada de não dominante."

Abaixo, ela explica as diferenças de cada uma delas na hora da interpretação.

Mão dominante: em geral carrega informações de 6 meses antes do atendimento e 6 meses depois. Traz referências mais práticas sobre dons e desafios vivenciados no dia a dia. Normalmente utilizamos anéis nessa mão referentes a situações mais objetivas.

Mão não dominante: é a mão que carrega informações sobre toda nossa vida como potenciais, possibilidades e dons que poderão ser despertados. É uma mão mais subjetiva, que carrega dados preciosos sobre nossa missão de vida. Normalmente utilizamos anéis nessa mão referentes a situações subjetivas.

Em que dedo usar: sugestões

  • Dedo Indicador - Para melhorar a autoestima e capacidade de iniciativa: anel de ouro ou pedras como Rubi, Granada e Cornalina.
  • Dedo Médio - Para melhorar a concentração e aprendizagem: anéis de Sodalita, Lápis-lazúli, Fluorita e Cianita azul são boas pedras, já que proporcionam conexão interior.
  • Dedo Anelar - Para auxiliar no equilíbrio das relações: anéis de Quartzo rosa, Esmeralda, Turmalina melancia e Quartzo verde.
  • Dedo Mínimo - Para prosperidade: anéis de Citrino, Pedra do Sol verdadeira e ouro; e para melhorar a comunicação: anel de Turquesa ou de Quartzo azul.