Topo

Valesca Popozuda oferece no Twitter ajuda a mulheres vítimas de violência

A cantora Valesca Popozuda - Reprodução / Instagram
A cantora Valesca Popozuda Imagem: Reprodução / Instagram

De Universa

21/04/2020 17h50

A cantora Valesca Popozuda usou o Twitter ontem (20) para oferecer ajuda a mulheres vítimas de violência doméstica durante o isolamento social provocado pelo novo coronavírus.

Ela escreveu: "Se por acaso nessa quarentena você esteja sofrendo abusos físicos, sexuais ou psicológicos, me envie a mensagem 'Uma flor para outra flor' que eu irei tentar ajudar da melhor forma".

Violência doméstica na quarentena

Conforme alertado com antecedência pela ONU, o período de isolamento tende a aumentar os casos de violência e abuso sexual contra mulheres e meninas, uma vez que contextos emergenciais desencadeiam mais tensões em casa.

No estado de São Paulo, foi registrado um aumento no número de prisões em flagrante e pedidos de medidas de proteção em casos de violência doméstica. Como resposta à situação, desde o início do mês já é possível registrar boletins de ocorrência pela internet e estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Distrito Federal.

Mobilização feminina

No Brasil e ao redor do mundo é possível notar a mobilização de mulheres contra este tipo de violência.

Na Argentina, uma iniciativa do governo e da Confederação Farmacêutica do país criou um código para pedir ajuda na hora de ligar para a farmácia. Por telefone, a mulher deve deve fazer o pedido uma máscara vermelha — essa será a senha para que o atendente preste ajuda. A orientação é que ele diga que o produto não está disponível e pegue os dados da pessoa que ligou para, em seguida, repassá-los ao número do governo que presta atendimento em casos de agressões no contexto doméstico.

No Brasil, um bilhete deixado em um elevador viralizou na internet. Nele, uma moradora escreveu: "Se precisar de ajuda, corra para cá. Apartamento 602. Você não está sozinha, pode gritar, pedir socorro. A gente abre a porta para você".

Denúncias podem ser feitas através do aplicativo 'Direitos Humanos Brasil' ou pelo número 180, dá orientações para os casos de violência doméstica.