Topo

Sexo na quarentena: é normal não sentir nenhum tesão nesse período?

iStock
Imagem: iStock

de Universa

20/04/2020 04h00

Se por um lado os acessos a canais pornôs batem recordes e solteiros se queixam da falta de sexo durante quarentena, há pessoas que, mesmo acompanhadas, não estão com a menor vontade de transar nesse período. "Algumas pessoas precisam de sexo para sentir-se vivas, mas outras estão experimentando uma fase de total falta de libido", afirma Ana Canosa, sexóloga e apresentadora do podcast Sexoterapia. "Tem gente que está angustiada demais, que diz que nem se sente confortável com a ideia de ter prazer agora", afirma Ana. Segundo ela, a manifestação da libido nesse momento vai depender muito de como cada um lida como o sexo.

Período de descoberta

A quarentena está sendo um período de testes e descobertas, também no que diz respeito à sexualidade e relacionamentos. Para Maria*, o isolamento social gerou a oportunidade de se redescobrir. Pega de surpresa pela pandemia em meio a um processo de separação, Maria precisou dividir a casa com o ex durante a quarentena. Mas a experiência não foi ruim. "Com tempo livre e sem o receio de que ninguém invada meu quarto, pude me tocar com mais liberdade e prazer. Já me masturbei mais vezes durante a quarentena do que nos últimos 6 meses", contou ao Sexoterapia.

Já para a Luiza*, que também estava passando por um período de crise no relacionamento, a quarentena acelerou o processo de separação. "Ficar sozinha, vendo ele desrespeitar as orientações de ficar em casa, me fez perceber que já não dava mais para estar ali.

Ana defende que esse período de isolamento social está sendo um grande teste para todos. "Os sentimentos foram intensificados, estamos tendo que lidar com nossas angústias, nossos medos, acertos e fracassos. Todas as reações são compreensíveis", diz.

*Os nomes foram trocados para preservar a identidade dos personagens

Acompanhe o Sexoterapia

Amor e sexo em tempos de pandemia é o tema do décimo sétimo episódio do podcast Sexoterapia, um espaço criado por Universa para falar de sexo e relacionamento.

Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a maquiadora e influenciadora Fabi Gomes. Sexoterapia está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, no Castbox e Google Podcasts.