Topo

Como Maiara e Maraisa: como gêmeos podem ter perfis astrais tão diferentes?

Artistas gêmeas têm personalidades bem diferentes: como Astrologia explica? - Maiara e Maraisa (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Instagram)
Artistas gêmeas têm personalidades bem diferentes: como Astrologia explica? Imagem: Maiara e Maraisa (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Instagram)

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

15/04/2020 04h00

Se, de acordo com os preceitos da Astrologia, as pessoas se mostram ao mundo conforme as características do seu signo solar, por que às vezes gêmeos são tão diferentes entre si?

É o caso da dupla sertaneja Maiara e Maraisa; enquanto a primeira parece ser sempre mais expansiva, Maraisa é mais tímida.

Na linguagem dos astros, há muitas razões para que irmãos nascidos no mesmo dia sejam, sim, bem distintos. A astróloga e taróloga Virginia Gaia explica essas questões, sem deixar de considerar outros fatores como o, como o livre arbítrio, o contexto social e até o modo de educar dos pais.

Gêmeos, mas com características diferentes: motivos

Existe a possibilidade de os ascendentes serem distintos

E isso muda tudo! O ascendente da pessoa, ou seja, o signo que está ascendendo ao equador Leste no momento do nascimento, muda a cada duas horas, em média, no céu. "Ele é, na verdade, uma faixa de 30° no céu. É um pedaço da eclíptica, que é a circunferência aparente que o Sol faz em volta do da Terra a partir da perspectiva de quem olha daqui 'de baixo'. Se os bebês nascem bem na transição de um ascendente para outro, é possível que a diferença de poucos minutos faça com que um tenha o ascendente em Áries e o outro em Touro", conta.

E, assim, ascendente interfere no jeito de ser

E, claro, provavelmente de agir e de pensar. O signo ascendente diz respeito à maneira como o mundo nos vê e de que forma interagimos com ele. E, além disso, estabelece o jeito com que costumamos dar início às coisas: projetos, planos, relacionamentos, mudanças, etc. Se os gêmeos têm ascendentes diferentes, provavelmente irão se posicionar cada um à sua maneira diante de problemas, conquistas, desafios, etc. "O ascendente é uma espécie de cartão de visita das pessoas", fala Virgina.

Há influência das estrelas fixas nos nascimentos

"Chamamos de estrelas fixas aquelas que estão nas constelações. Para considerarmos a influência de uma delas no mapa astral, temos uma margem positiva ou negativa de até dois graus de distância do grau do ascendente ou do Meio do Céu, que também é determinado de acordo com o grau do ascendente. Um aspecto importante como uma conjunção de uma estrela fixa em relação ao ascendente ou ao Meio do Céu acontece por, no máximo, 16 minutos.

Considerando que o intervalo de tempo entre os nascimentos do primeiro e do segundo gêmeo pode ser de até 35 minutos, sem prejuízo à saúde do segundo bebê, essa ocorrência é bastante provável e até comum", explica Virginia.

Essa conjunção é o que torna cada um dos irmãos único e singular, principalmente em relação às missões de vida, como trabalhar em causas assistenciais ou se tornar um líder influente.

Acredite: o próprio signo solar pode ser diferente um do outro

É isso mesmo! Dependendo do horário, há mudança na regência dos signos. Então, pode acontecer de um bebê nascer no último dia de Capricórnio, por exemplo, e o segundo em Aquário. Como o horário em que o Sol transita pelos signos varia a cada ano, saber direitinho o horário em que cada um nasceu é fundamental para a interpretação.

Planetas lentos inspiram semelhanças... até certo ponto!

Para uma análise completa, a leitura cuidadosa do mapa astral é fundamental para checar em qual das 12 casas estava determinado planeta na hora do nascimento. Alguns desses planetas têm trânsito mais lento: Júpiter, por exemplo, fica mais de um ano no mesmo signo, enquanto Saturno pode demorar até três anos...Assim, provavelmente gêmeos terão os mesmos planetas nas mesmas casas...Só que não! Tudo depende da conjunção com os quatro ângulos do mapa (ascendente, descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu) - principalmente do ascendente, que determina todos os outros.

Portanto, o horário exato do nascimento de cada uma das crianças determina as diferenças.

Já nascer antes ou depois não muda nada

A ordem dos nascimentos não influencia na personalidade dos bebês, pelo menos sob o ponto de vista do Zodíaco. Quanto ao primogênito querer mandar no caçula é uma questão que cabe aos pais, não aos astros.