Topo

Papa reza por vítimas de violência doméstica durante confinamento

O papa Francisco - REUTERS/Guglielmo Mangiapane/File Photo
O papa Francisco Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane/File Photo

De Universa, em São Paulo

13/04/2020 08h48

O Papa Francisco orou hoje pelas vítimas de violência doméstica e por todas as mulheres que ajudam outras pessoas durante a pandemia do novo coronavírus.

"Hoje quero lembrar o quanto as mulheres fazem para cuidar das outras, especialmente durante esta emergência de saúde", disse o papa durante uma oração especial, chamada Regina Caeli.

"Mulheres médicas, enfermeiras, policiais e guardas prisionais, aquelas que trabalham em lojas que fornecem itens essenciais e muitas mulheres e irmãs e avós que estão confinadas em casa com suas famílias: crianças, idosos e deficientes".

Francisco também mencionou mulheres que estão em casa e correm risco de violência doméstica. "Às vezes elas correm risco de violência devido a uma situação de vida que é muito pesada para elas", afirmou o papa.

"Vamos orar por elas, para que o Senhor lhes dê forças e que nossas comunidades possam ajudá-las, juntamente com suas famílias." "Que o Senhor nos dê a coragem das mulheres para seguir sempre em frente", acrescentou o pontífice.

No Brasil, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse no último dia 2 que no estado do Rio o total de notificações de violência doméstica nas últimas semanas já é 50% maior.

O ministério ainda divulgou dados do Ligue 180, canal de denúncias de violência doméstica, apontando aumento de quase 9% no total de ligações na quarentena. A média diária entre os dias 1.º e 16 de março foi de 3.045 ligações e 829 denúncias, ante 3.303 telefonemas e 978 denúncias entre os dias 17 e 25.

* Com Estadão Conteúdo