Topo

UOL Debate: artistas falam sobre a alimentação dos filhos em isolamento

Do Universa

10/04/2020 15h48

O UOL Debate recebeu os artistas Carolinie Figueiredo (atriz e educadora parental), Marcos Mion (apresentador), Maria Ribeiro (atriz), Sheron Menezzes (atriz) e Tati Bernardi (escritora e roteirista) para conversar sobre como lidar com a experiência do isolamento social com seus filhos. Um dos assuntos debatidos foi a importância da alimentação durante o período de quarentena e como estão trabalhando para que a dieta se mantenha saudável. "Os meus filhos só querem comer, o dia todo", disse Lia Bock, mediadora da conversa.

"Eu já tinha liberado chocolate para a Rita", confessa Tati. "Agora, até batata palha. Mas ela só come chocolate depois de comer todos os legumes e o frango sem hormônio." Na casa de Mion, o início da quarentena foi um pouco mais liberal para entenderem como seria o processo de cozinhar no dia a dia. "Eu sou focado na rotina e em alimentação, mas dei um pouco de liberdade no começo. Minha filha adora fazer bolo, quer fazer quase todo dia — e eu deixo porque é um momento lindo dela com a mãe. Como sabemos que ficaremos em quarentena por mais um tempo, já estamos voltando a ter uma alimentação mais certinha".

No caso da atriz Sheron Menezzes, comer saudável em casa nunca foi um problema. "Meu filho gosta de comer as coisas saudáveis que tenho em casa, mas também come biscoito de polvilho, de arroz. Não temos o costume de comer junkie food". Já Carolinie não encontra a mesma facilidade em sua residência. "Eu estou observando as batalhas que estou travando. Para não me sobrecarregar, a janta tem sido uma tapioca ou um lanche menor".

Maria Ribeiro disse que o ato de cozinhar tem ajudado os filhos a processar esse período de isolamento social. "O Bento aprendeu a fazer hambúrguer, que não é a coisa mais saudável, mas isso ocupa algum tempo do dia dele. Trazê-los para a cozinha é algo bonito e eu abro essa exceção para dar alegria a uma criança que já está confinada."