Topo

Damares prevê boom de mulheres agredidas e fala de seu estuprador; ouça

Luiza Souto

De Universa

10/04/2020 04h00

Após dormir apenas três horas e almoçar marmita "até com batata frita" trazida de casa, Damares Alves defende que é hora de voltar ao trabalho. Dando expediente em seu gabinete, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos segue a linha do presidente Jair Bolsonaro e diz que o isolamento como medida para conter a pandemia do novo coronavírus deve ser feito apenas pelos que se enquadram no grupo de risco.

Ela diz ainda que o presidente começou suas ações contra o contágio enquanto "governadores estavam fazendo o Carnaval", e não vê irresponsabilidade ao ouvi-lo comparar a doença a uma gripezinha. "Temos que entender que ele é um ser humano, tem muita pressão sobre ele. Ele entende que houve alguns exageros. É tudo muito novo."

Enquanto a pandemia se espalha pelo país, a ministra trabalha focada em conter o aumento de casos de violência contra a mulher, agravado agora pelo isolamento social, que impõe à vítima mais tempo de contato com seu algoz. Damares acredita numa explosão no número de denúncias, sobretudo depois de sua pasta lançar um aplicativo para denúncia online. "Estamos aguardando um boom, infelizmente."

Apesar disso, acredita que os homens enquadrados na Lei Maria da Penha podem ser recuperados, o que levou o governo a transformar em lei projeto de 2016 que torna obrigatória a presença do agressor em programas de reeducação e em acompanhamento psicossocial.

Estuprada por dois pastores quando criança, Damares diz que está se preparando para encontrar um dos agressores. Quer que ele explique seu "modus operandi" no crime. Pondera que não recomenda a nenhuma vítima fazer o mesmo, e alerta: "Tu achas que um homem desse não vai para o inferno? Vai para o inferno, sim!".

Conteúdo disponível em podcast

A entrevista de Damares Alves integra a série de podcasts UOL Entrevista.

O podcast UOL Entrevista pode ser acessado nas páginas oficiais do UOL, YouTube do UOL, além de aplicativos como o Spotify e Apple Podcast. Além desse conteúdo, você pode ouvir outros podcasts do UOL, como o Baixo Clero e o Ficha Criminal.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir podcasts, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado.