Topo

Transforme casa em spa: como usar quarentena para cuidar de rosto e cabelo

Ivete Sangalo aposta em máscara facial para reforçar os cuidados com a pele na quarentena - Reprodução/Instagram @ivetesangalo
Ivete Sangalo aposta em máscara facial para reforçar os cuidados com a pele na quarentena Imagem: Reprodução/Instagram @ivetesangalo

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

07/04/2020 04h00

Com a pandemia do coronavírus, dar uma passadinha no cabeleireiro ou na manicure se tornou uma tarefa inviável. A nova rotina de ficar em casa mudou drasticamente a vida diária e reorganizou prioridades. Mas também fez aumentar aquele desejo de encarar um ritual de beleza, de se cuidar ou mesmo de aproveitar o isolamento para fazer o que às vezes a gente evita: deixar a unha sem esmalte ou cumprir com rigor um passo a passo de limpeza.

Por isso, nada como um spa caseiro para espantar o tédio e fortalecer a autoestima: máscaras faciais, tratamentos capilares, esfoliação corporal ou até mesmo aquele teste de make, sabe? "Mantenha a sua rotina de beleza mesmo que seja para você sair do quarto para a cozinha ou para a sala. Nessas horas, os cremes multifunção podem ser uma boa solução pela praticidade. Se possível, higienize as embalagens dos produtos com álcool em gel e mantenha-os fechados", recomenda Wendel Santos, da Lâncome National Skincare Trainer.

Mudanças de ambiente, má alimentação e falta de atividade física afetam a saúde da pele. Isso sem contar o estresse e a ansiedade do confinamento. Tudo isso pode resultar em erupções faciais, secura excessiva ou agravamento de outras doenças dermatológicas, como a psoríase, por exemplo.

Para manter o skincare em dia, limpeza, tonificação e hidratação são fundamentais, mesmo que você esteja isolada do mundo. "Além da higiene das mãos, é preciso ficar atento para não lavar excessivamente o rosto, ainda mais tendo os produtos sempre à mão. A ação pode afetar o manto hidrolipídico da pele, que é uma barreira de proteção, e favorecer a penetração de microrganismos", reforça a dermatologista Ana Carolina Sumam.

Hidratação da cabeça aos pés

Se você peca na hidratação corporal por falta de tempo, agora não tem mais desculpa. Aproveite para passar o creme hidratante ao sair do banho, com a pele ainda úmida, o que facilita a absorção dos nutrientes.

As mãos não devem ser esquecidas, já que o excesso de higiene e álcool gel tende a deixá-las mais secas. Aposte em cremes específicos para estas regiões com óleos naturais, vitaminas do complexo B e ureia. Assim como a ingestão constante de água para hidratar o corpo todo.

Hora da máscara

Este pode ser um bom momento para testar aquela máscara facial que você comprou e ficou guardada na gaveta. A concentração de ingredientes ajuda a recuperar a pele e dar aquele up na hidratação. Algumas delas, como as sheets masks, ainda têm a vantagem de serem descartáveis, o que é um bônus de praticidade.

Lembrando que todas as máscaras precisam ser aplicadas após a higienização do rosto. Caso contrário, você leva as impurezas de volta para a pele. Isso vale também para as máscaras caseiras.

Não tem máscara em casa, mas quer caprichar na hidratação? A médica Gina Matzenbacher, dermatologista da Clínica Leger, aconselha usar leite para hidratar. A dica é molhar um pano de algodão no leite, na temperatura ambiente, e levar ao rosto. Deixar no local por 10 minutos e retirar.

Cabelo em dia

Máscaras capilares também são bem-vindas para recuperar os fios após a temporada de verão. E, se você não tiver pela frente aquela reunião em vídeo, é até possível trabalhar enquanto o produto age. Quantas vezes deixamos para depois um produto que levava muito tempo em ação, né?

É possível aplicar nos fios e continuar as atividades diárias, seja home office ou cuidar das crianças. "Este é também um ótimo momento para dar uma pausa em químicas, no secador e chapinha. Aproveite para cuidar da hidratação para melhores resultados na hora de voltar aos salões", recomenda Priscila Nepomuceno, cabeleireira do Studio Dellas.

Com os cabelos naturais, já pensou em investir em um cronograma capilar? Com mais tempo para cuidar dos fios, é possível organizar a reconstrução, nutrição e hidratação para recuperar a saúde e vitalidade dos cabelos antes de voltar à rotina normal.

E tempo para tudo isso?

Para não deixar nada de lado, é preciso organizar o tempo, estabelecer prioridades e seguir uma rotina diária dentro de casa. Uma lista de afazeres, agenda e até aplicativos podem auxiliar nesta tarefa, já que as atividades da vida profissional e pessoal não pararam. Após ter conseguido fazer o que foi planejado para o dia, nada mais justo do que presentear a si mesma com cuidados pessoais.

É um jeito também de acalmar a mente e amenizar pensamentos negativos típicos do momento que estamos enfrentando. Claro que pele linda e cabelo hidratado já dão uma levantada na energia para enfrentar o dia a dia. Mas, além do resultado, o próprio processo pode pode trazer resultados animadores durante a quarentena.

Para Chris Craveiro, consultora em organização corporativa e gestão residencial, estabelecer horários para cada ação é uma das maneiras mais simples de se organizar sua rotina.

"Cuidar de si mesma não é um bônus, é um direito. O que mudou foi a forma como isso precisa ser feito", diz. "Quanto maior for a sua disciplina e o seu comprometimento com as tarefas do dia a dia, mais tempo disponível terá para realizar o seu momento pessoal de cuidados", completa.