PUBLICIDADE

Topo

Universa Vê BBB

BBB - Lições para Mari: 6 dicas para ter uma DR eficiente com uma amiga

Manu e Mari tentam manter DR complicada no Big Brother Brasil. Mas aqui estão dicas para uma conversa mais eficiente - Reprodução/TV Globo
Manu e Mari tentam manter DR complicada no Big Brother Brasil. Mas aqui estão dicas para uma conversa mais eficiente Imagem: Reprodução/TV Globo

De Universa

07/04/2020 13h28

A Mari Gonzalez bem que tentou puxar uma DR com Manu Gavassi, mas não conseguiu. Quer dizer: nesta segunda (6), as duas discutiram justamente por não conseguirem discutir a relação.

Nas redes sociais, Mari foi acusada de forçar a barra e fazer pressão psicológica contra Manu, que reiterou que não tinha nada para conversar. Faz parte: ter uma DR com uma amiga nem sempre é fácil.

A discussão é um pouco diferente de uma DR de casal, mas envolve quase os mesmos problemas de comunicação. Por sorte, há dicas que facilitam tornar esse papo chato em uma conversa eficiente.

Lembre-se que nem tudo se resolve na hora

Não exija ficar bem na hora ou queira discutir o assunto só na sua hora, como foi o caso de Mari. Dá um tempinho. "Depois de uma briga é natural querer um espaço para refletir sobre o que aconteceu. É preciso respeitar esse período", explica Joselene L. Alvim, psicóloga clínica e especialista em neuropsicologia no setor de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de USP.

Dê tempo ao tempo

A mediadora de conflitos e coach Suely Buriasco afirma que não é uma ideia ignorar uma DR que já está prestes a acontecer. "Se você não se sente bem para conversar de forma equilibrada, diga ao par que precisa de um tempo para se refazer emocionalmente", diz a especialista.

Evite reviver águas passadas

Um erro clássico é reviver assuntos que já passaram e que foram discutidos. Se a história já passou e já até foi discutida, será que vale a pena retomá-la? "Um dos piores erros que um casal pode cometer é reviver uma briga e listar o que foi dito na ocasião, quando uma das partes estava descontrolada, usando as palavras para irritar ou machucar o outro", acrescenta Suely.

Não queira ter razão a todo custo

"Quando estamos empenhados em mostrar que estamos certos, ficamos surdos ao que o outro diz ou indiferentes a como o outro se sente", afirma Thais Rabanea, mestra em psiquiatria e psicologia médica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O resultado você já conhece: ninguém se resolve e amizade fica ainda mais tensa.

Volte ao assunto, se for preciso

Se ainda há insatisfação e uma sensação de incômodo após a conversa, é sinal de que o conflito ainda não está resolvido. O ideal é voltar a conversar sobre o assunto em vez de fingir que está tudo bem, o que pode gerar mal-estar e, como consequência, novas discussões. E o pior: por qualquer motivo que aparecer.

Guarde a DR para vocês

Talvez essa dica seja mais válida para quem está fora do BBB. Todo mundo sabe que lá dentro uma DR pode ser muito bem explorada, e render de paredão ao anjo. Aqui fora as especialistas recomendam um pouco mais de discrição ao tretar com a amiga: não exponha a DR, até mesmo se ela já foi superada. O que estava escondido pode ressurgir das cinzas como uma fênix e vocês vão precisar ter uma outra DR enooorme para tentar resolver. Quer encarar?

Universa Vê BBB