Topo

Mulher de Mandetta vira conselheira do marido na luta contra o coronavírus

Terezinha Mandetta, esposa de Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde - Reprodução Youtube
Terezinha Mandetta, esposa de Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde Imagem: Reprodução Youtube

De Universa, em São Paulo

06/04/2020 14h44

Terezinha Mandetta, esposa do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, virou uma espécie de conselheira do marido na luta contra a pandemia de coronavírus.

Terezinha se inscreveu na ação "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", lançada pelo Ministério da Saúde, para receber a capacitação destinada aos profissionais de saúde para atuar no enfrentamento à covid-19.

"Já me coloquei à disposição para fazer atendimento da linha de frente do enfrentamento à doença", contou Terezinha à Revista Época.

A esposa de Mandetta tem experiência trabalhando como médica do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente com pacientes diabéticos. Agora, buscar ajudar o marido e os demais membros do Ministério da Saúde.

"Sempre estive na linha de frente, na atuação na ponta. Já trabalhei em posto de saúde, fui diretora de hospital e sempre passei para ele o que sente o médico que está na ponta, no serviço diário, o que sente o diretor clínico e o técnico de enfermagem. A gente sempre conversa, estou estudando bastante sobre o novo coronavírus, falando para ele sobre os artigos científicos que leio sobre o vírus. Ainda que o Ministério da Saúde tenha uma equipe maravilhosa, que faz essa orientação com maestria, sempre que posso falo algumas coisas para o Henrique", contou Terezinha.

"Ele é bastante técnico e segue as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS), tudo (que ele decide) tem que passar antes pela equipe técnica do ministério."