Topo

Lives de "sofrência" geram onda de saudade e mensagem para ex: o que fazer?

Live de Jorge e Mateus tocou corações de brasileiros na noite de sábado (4) - Reprodução/Twitter
Live de Jorge e Mateus tocou corações de brasileiros na noite de sábado (4) Imagem: Reprodução/Twitter

De Universa

05/04/2020 17h10

A live da dupla sertaneja Jorge e Mateus — apesar da polêmica de ter gerado aglomeração de pessoas para sua transmissão —, a do pagodeiro Péricles e até mesmo a prevista pela cantora Marília Mendonça para quarta-feira (9), em seu canal do Youtube, ativaram o "modo sofrência" em parte dos fãs dos músicos. Nas redes sociais, as músicas de Jorge e Mateus, na noite de sábado (4) viraram "gatilhos" emocionais para quem terminou relação, está com saudade do ex ou, simplesmente, está solteiro e tem se virado para lidar com os sentimentos no isolamento social.

Fato é que, entre as vontades expressas no Twitter, muita gente pensou em ligar ou mandar mensagem para o ex — no maior estilo "Bebi, Liguei", cantado por Marília. O que fazer com esse desejo de mandar um "oi, sumido"?

No isolamento, sofrência gera onda de saudade do ex

Mais de 3,1 milhões de acessos simultâneos, mais de 36 milhões de visualizações até o final da tarde deste domingo (5): a transmissão de Jorge e Mateus abriu a porteira da sofrência nos lares brasileiros.

E não faltaram memes e tweets sobre as músicas terem despertado emoções — principalmente relacionadas a ex-parceiros ou contatinhos:

Pensando nele/nela

Querer mandar mensagem, mas sentir um aperto no peito...

Dá uma coisa, né, filha?

Como é possível lidar com a saudade do ex?

Quem já viveu o término de uma história de amor quase sempre tem seus macetes para tentar superar o fim da relação. Bloquear nas redes sociais, deletar o número, silenciar as mensagens são medidas válidas. Acontece que também é bem natural sentir a vontade de mandar um "oi, sumido", especialmente se há uma saudade incitada por músicas românticas (ou pela sofrência).

Não queremos te dar mais motivos...Mas, você já parou para ouvir a letra de "Melhor eu ir", de Péricles?

O que levar em conta ao retomar contato

Ok, você quer mandar mensagem para aquela pessoa que fez parte da sua vida. Saiba que, antes, é preciso alinhar as expectativas. "Vale a pena refletir um pouco sobre as suas expectativas e identificar qual a sua real intenção. Algumas pessoas procuram antigos amores quando buscam segurança ou se sentem sozinhas. Se for esse o caso, é necessário pensar um pouco melhor e não agir por um impulso", explicou o psicólogo Yuri Busin para Universa.

Identificar que a situação mudou — vocês não estão mais em um relacionamento — também vale a atenção, já que a mensagem que pipocar no celular da pessoa pode ser lida de várias formas (e, às vezes, lida e sequer respondida).

Assim, criar cenários realistas pode contribuir para que retomar o contato não se torne um problema emocional para você. Refletir sobre os motivos do término também entra na lista do que fazer antes de digitar o "saudades". "Afinal, a não ser que você mude sua perspectiva ou o outro lado mude a dele, será insistir no erro, mesmo que a saudade bata forte, vale relembrar os porquês para não retomar algo que já se sabe que vai dar errado", explicou a psicóloga Ellen Moraes Senra, especialista em terapia cognitivo-comportamental.

Ativando a sofrência: condições seguras

No meio de tanto choro e carência, vale dizer que muitas pessoas também se emocionam com as músicas apenas pela emoção. E se você se sente "seguro" para assistir a essas transmissões sem correr o risco de ter que lidar com dores de términos, segue abaixo um calendário de outras lives de artistas brasileiros que prometem falar de amor:

Com informações da matéria "Oi, sumido! O que ponderar ao tentar retomar um relacionamento passado"