Topo

Anitta discorda, mas BBB20 deu lições de feminismo. Confira

As sisters no confinamento: feminismo pautou conversas e votações no reality - Divulgação
As sisters no confinamento: feminismo pautou conversas e votações no reality Imagem: Divulgação

De Universa

04/04/2020 15h55

Você sabe o que é uma "feminista de Taubaté"? A cantora Anitta foi ao Twitter explicar o que o termo significa para os seus seguidores. Ela se referia a uma das confinadas do BBB20, sem revelar o nome da pessoa. "É quem fala o que vocês da internet querem ouvir pra virar top, mas na vida real pisa na primeira mulher que ver na frente que não se enquadra."

O puxão de orelha da diva brasileira pode até fazer sentido, mas não dá para negar que o reality show, assim como as próprias participantes, já deu várias lições sobre feminismo, com direito a verdadeiras aulas para os outros confinados. Relembre:

Sororidade

Base do feminismo, a sororidade é um conceito que representa a união das mulheres, o apoio entre nós, e a capacidade de desbancar a ideia de "rivalidade feminina" que, por anos, nos foi colocada como natural e até instintiva. Foi o que uniu um grupo de mulheres no BBB e as fortaleceu — e foi até argumento de voto de Manu Gavassi.

Não julgar outras mulheres, elogiá-las com sinceridade, incentivá-las em suas conquistas fazem parte das atitudes de sororidade que qualquer mulher pode colocar no seu dia a dia.

Aula de sexualidade

No começo do reality, Marcela McGowan conversava muito com os colegas de confinamento sobre questões femininas. Ginecologista, ela falou sobre sexualidade e sobre como as mulheres não se preocupam com o próprio prazer.

"Nós transamos errado. As meninas acham que o legal é rebolar, gemer, fazer mil e uma manobras para os caras acharem elas incríveis e acabam se esquecendo do próprio prazer. Mas ninguém aguenta performar a longo prazo, é um saco", disse.

A liberdade sexual e o direito de poder expressá-lo da maneira que achar melhor é uma das bandeiras do movimento feminista, que vê essa área da vida da mulher ainda bastante controlada pela opressão de gênero.

"Sexualidade é muito mais do que sexo. É você se entender como indivíduo, você entender o que é prazer, você entender sua identidade."

O que é relacionamento tóxico

O relacionamento entre Guilherme e Gabi foi um exemplo bem claro de como funciona um relacionamento abusivo.

O homem abusivo, em geral, conquista a mulher por ser muito sedutor, gentil e amável no começo. Depois, com ela já vulnerável e dependente, passa a controlar, ser frio, intolerante e especialmente imprevisível. A vítima se sente culpada pelo sofrimento que está passando.

O feminismo defende mais direitos políticos e individuais às mulheres, equidade salarial e temas ainda mais amplos; mas também pequenas agressões com relação a gênero que existem entre homens e mulheres, como o relacionamento abusivo.

Em mais uma amostra de ser uma das edições mais feministas do BBB, Guilherme foi eliminado da casa.

Ser feminista não te impede de ter outros preconceitos

Defender a igualdade de gênero, lutar por mais direitos individuais e ter sororidade não apagam outras expressões de preconceito em nossa sociedade e não impedem feministas de dar mancada.

O bloco formado pelas "Fadas" foi criticado por comentários racistas direcionados ao ator Babu Santana e até de desfavorecimentos causados por racismo estrutural, muitos deles imperceptíveis por quem pratica.

Em um dos comentários, Ivy e Gizelly riram do pente usado por Babu para pentear o cabelo. "A Marcela me olha que nem uma madame, do mesmo jeito que minha patroa me olhava. Eu tenho trauma desse olhar", revelou para Thelma.

O ex participante Daniel foi acusado nas redes sociais de ter brochado com Marcela. A sister reagiu mal e foi criticada. A solidariedade relacionada à sexualidade também passa por não reproduzir comportamentos que homens costumam ter quando as mulheres não estão afim.

Adeus, "macho hétero"!

Um dos principais recados do público e da casa é que o reinado de autoestima e passada de pano para o "macho hétero", tão questionado pelo feminismo, já não funciona como antigamente.

Nem todo homem hétero é escroto, calma. O termo "macho hétero" é direcionado ao homem que acha que pode sair na truculência e que não respeitam o espaço nem a voz delas.

O termo foi cunhado por Marcela, que chegou a dizer a dizer que Pyong Lee era "hétero, mas não macho", o que não era bem bem verdade.

Apesar disso, o termo ajudou na eliminação de Felipe Prior, então um dos candidatos a campeão, chamado assim desde fevereiro pela atriz Bruna Marquezine. Nesta terça (31), Manu Gavassi venceu Prior apoiada neste discurso. "Machismo não é entretenimento", disse a atriz que puxou voto para a permanência de Gavassi no programa.