Topo

Cristais energizam em tempos de ansiedade e medo: quais usar?

	Serena Williamson/iStock
Imagem: Serena Williamson/iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

02/04/2020 04h00

Neste momento de pandemia, em que o medo pode tomar conta da maior parte das pessoas, alguns sintomas colaterais aparecem, como insônia, ansiedade e preocupação constante com o presente, o passado e o futuro. Tudo isso pode ser somatizado em tensões físicas. Que tal se apegar à energia dos cristais — que, inclusive cada signo do zodíaco tem um específico — para buscar um pouquinho mais de harmonia nessas situações?

Importante destacar que nenhum cristal substitui o tratamento e o acompanhamento médico. Isso quer dizer que, nas condições em que a ansiedade é diagnosticada clinicamente, é fundamental seguir o tratamento corretamente, ok?

Sabendo disso, cristais são grandes aliados do nosso bem-estar, atuando em ressonância com nosso campo energético através de sua composição mineral. Lembre-se de colocar sua intenção e energizá-los ao escolher cada um. Vamos a eles.

Cristais para ansiedade, medo e outras emoções

Dolomita branca

Sabe aquela pedrinha de jardim? Pois é, é um cristal rico em cálcio e que está presente em diversos produtos do mercado, inclusive cápsulas para aumentar o nível desse elemento mineral em nosso corpo. Outra coisa interessante sobre essa pedrinha tão subestimada e barata é que ela traz muita calma e nos permite ter noites de sonho incríveis, mandando um tchau diretamente para a insônia.

Para aqueles que estão se deparando com momentos de ansiedade antes de dormir em meio à pandemia, basta pegar uma Dolomita branca e colocar embaixo do travesseiro. Durma com ela lá e aproveite, será uma ótima noite de sono!

Quartzo verde

Esse cristal tão simples e poderoso é bem conhecido, principalmente aqui no Brasil, a terra dos quartzos.

Associado ao raio verde, cor da cura, geralmente é relacionado com processos de saúde física. Porém, é preciso lembrar que ele faz mais do que isso. Trazendo vitalidade para o nosso dia, ele nos permite ter dedicação total aos processos diários, deixando de lado a ansiedade, que muitas vezes atrapalha nossa rotina. Por ser um cristal relacionado ao chakra cardíaco, o do coração, podemos usar em pingentes ou em meditações posicionando-o nessa região.

Quartzo azul

Outra variedade potente do grupo dos quartzos é o azul, que vem trazer calma, serenidade e a energia dos anjos. Quando usado associado ao Quartzo verde, compõe um combo poderoso contra a ansiedade. Se lembrarmos que a ansiedade e a tensão emocional criam tensões inclusive física, como nos músculos ou com cefaleias, poderemos associar o uso dessa pedrinha azul para diminuir esses desconfortos. Podemos seguir a sugestão de uso das duas pedras acima, mas também podemos pegar um exemplar deste cristal e massagear as áreas de tensão do nosso corpo, como nuca e ombros.

Cianita azul

Ela foi considerada a pedra de 2019, justamente por trazer uma consciência espiritual que é preciso combater o mal com serenidade, calma e paz. Alguma semelhança com a realidade? Talvez todas.

Apelidada carinhosamente de espada de Arcanjo Miguel, ela tem um papel importante nos momentos de ansiedade, por nos proteger das informações e temores externos. Neste momento complicado para a saúde mundial, nos esquecemos que as informações importantes já temos e, comumente, nos afundamos em mais informações que só trazem medo. Quer se isolar desse estado mental? Use a Cianita azul. Pode ser em acessórios ou até mesmo uma peça maior no quarto. Ela também guarda o sono e protege de pesadelos.

Água Marinha

Um cristal bem conhecido no meio da joalheria, a Água Marinha traz uma fluidez de emoções, bem como seu nome indica. Muitas vezes o acúmulo de sensações como medo, tristeza e preocupação é o gatilho para crises de ansiedade. Portanto, precisamos vigiar nossas emoções durante todo o tempo para não lidar com esse descompasso.

Usar um exemplar deste cristal como acessório ou junto ao corpo — como no bolso ou sutiã — acalma os pensamentos e permite aceitar a fluidez dos fatos como eles são. Outra função da água marinha é trazer clareza de visão, importante nestes tempos de fake news e briga de informações.

Selenita branca

A Selenita branca é como um verdadeiro bastão de luz. Sua função é a limpeza energética; tanto de objetos, de outros cristais, de nosso campo mental e psíquico. Por isso mesmo é uma pedrinha bem conhecida de quem aprecia o cristal.

Afastar os pensamentos nocivos à nossa saúde mental é uma dica importante neste momento. Assim, conseguimos focar em uma consciência sobre como podemos agir para o bem de todos. Quando processos de ansiedade ou até mesmo de dor de cabeça vierem à tona, medite com a Selenita em suas mãos ou até mesmo na região da testa. Usá-la como amuleto é uma ótima dica também.

Howlita

Tá aí outra pedrinha excelente para boas noites de sono. Podemos usá-la como a Dolomita, sob o travesseiro na hora de dormir. Uma outra função interessante da Howlita para o momento é que ela nos permite ter visão crítica acerca dos fatos. Ou seja, estimula o nosso bom senso e permite focar nas informações e atitudes corretas, acalmando a mente hiperativa que causa a ansiedade.

Cristal de Quartzo leitoso

cristal quartzo leitoso - Unsplash - Unsplash
Imagem: Unsplash

O cristal mais conhecido é o de Quartzo transparente, que nasce em drusas e pontas.

Como podemos ver com seu uso na criação de placas solares, por exemplo, é uma pedra que expande a energia. Por isso vamos falar da sua variação leitosa, ou seja, quando o Quartzo se encontra em peças brancas, sem transparência. Neste caso, é um cristal de calma e limpeza mental. Usar como um amuleto ou junto ao corpo diariamente vai aliviar os níveis de tensão e estresse, mandando a ansiedade para longe.

Angelita

Conhecida como uma das pedras da nova era, a Angelita traz a força dos anjos para nós. Seu azul bem clarinho acalma o nosso campo mental, proporcionando um relaxamento físico delicioso. Ligada ao raio azul, nos permite expressar a nossa verdade de uma maneira concreta e sem ressentimentos, trazendo autoaceitação a todos os nossos processos. Ou seja, se você está com medo no momento — o que é normal —, a Angelita permite reconhecer, aceitar e acolher esse sentimento para melhor lidar com ele.

angelita cristal - Unsplash - Unsplash
Imagem: Unsplash

Celestita

Aqui temos um cristal muito especial e difícil de encontrar. Com seu formato de drusa, ele possui uma única base para várias pontas. Isso significa que sua energia é espalhada para o ambiente em que o cristal se encontra, por isso é interessante ter um exemplar de Celestita no quarto ou nos ambientes em que passamos a maior parte do dia.

Seu nome já denuncia a energia celestial que traz e, por isso mesmo, traz calma e disposição para buscar a verdade. Um alerta importante é não deixá-la exposta ao calor ou ao sol direto, pois contém elementos químicos em sua formação que pegam fogo espontaneamente nessas condições.